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Falta de licença trava novo acesso para Viracopos

Via para atender o aumento de fluxo no aeroporto parou por falta de licença ambiental

Maria Teresa Costa
11/02/2014 às 10:15.
Atualizado em 26/04/2022 às 22:20

As obras de construção do novo acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos estão interrompidas por falta da licença ambiental, uma exigência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A concessionária do aeroporto, a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), tinha o entendimento que o acesso estava licenciado, junto com as obras de ampliação, mas a Cetesb quer uma análise ambiental própria para o acesso. Para isso, a ABV está buscando manifestação da Prefeitura sobre a ausência de impedimentos para a obra, para seguir com o licenciamento.“Paramos a construção para atender o órgão ambiental”, afirmou o presidente da ABV, Luiz Alberto Küster. Movimentação no canteiro de obras do acesso a Viracopos, em janeiro: ação paralisada à espera de licençaCréditos: Rodrigo     Zanotto/17jan2014/Especial para AANA via ficará 30 metros à esquerda do atual acesso, no sentido aeroporto. A proposta inicial previa esse acesso a 300 metros do atual. A mudança ocorreu em função de alterações no projeto de ampliação do aeroporto para os próximos 30 anos. Mas há problemas pela frente: sem a reintegração de posse de áreas ocupadas às margens da rodovia, ocupadas por cerca de cem famílias, a ABV terá que esperar a desocupação para construir um novo viaduto na Santos Dumont. Enquanto isso não ocorre, os motoristas irão chegar e sair de Viracopos usando o atual acesso. “Vamos construir um eixo monumental, teremos um terminal para 14 milhões de pessoas, mas o trânsito vai chegar ao mesmo viaduto, porque a reintegração posse ainda está na Justiça”, disse Küster.Há 120 famílias que precisarão deixar a área, já desapropriada. Elas estão nos bairros Cidade Singer e Colúmbia e há uma ação de reintegração de posse a espera de decisão judicial. Küster disse que a concessionária está disposta a pagar pela infraestrutura que foi implantada nos terrenos pelos proprietários e a custear um ano de aluguel para quem é inquilino nas casas da área.Uma parte da obra começou, para a implantação de um viaduto dentro do aeroporto, próximo à rotatória. O plano prevê implantar os cerca de quatro quilômetros de via para estabelecer um sistema binário no aeroporto, utilizando o acesso atual para quem chega a Viracopos e a nova via, para quem sai. A avenida atual, que é uma continuação da Rodovia Miguel Melhado, está no limite da capacidade. “É notório que a avenida que dá acesso ao aeroporto está no limite. Nosso aeroporto tem crescido em torno de 7% ao ano. Já somos o sexto do País, ultrapassamos o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o volume de passageiros cresce de forma exponencial”, disse Küster. Veja também Vigilantes cruzam os braços e atrasam obras Homem invade pista do Aeroporto de Viracopos e faz avião arremeter Segundo a Polícia Federal, ele já tinha tentado a invasão ontem; não teve o nome divulgado e continua preso Viracopos sobe para 6º lugar em movimentação O movimento de aeronaves no Aeroporto Internacional de Viracopos cresceu 10,1% em 2013

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