COMÉRCIO

Produtos natalinos já ocupam espaço de destaque nas lojas

Juliana Franco
21/10/2013 às 08:10.
Atualizado em 26/04/2022 às 06:13
Rina Piccoli diz que os produtos chegaram em setembro e que há muitas novidades  (Del Rodrigues/AAN)

Rina Piccoli diz que os produtos chegaram em setembro e que há muitas novidades (Del Rodrigues/AAN)

Ainda faltam mais de dois meses para o dia 25 de dezembro, mas o comércio de Piracicaba está repleto de enfeites e artigos de decoração de Natal. As vitrines e prateleiras das lojas e supermercados foram tomadas por presépios, árvores de natal, bonecos, artigos como copos, pratos, talheres com temas natalinos, além dos tradicionais panetones.Muitos clientes aproveitam para adquirir produtos por preços mais em conta, já que a tendência é de aumento com a proximidade data. Além disso, a escolha pode ser feita com tranquilidade, sem a multidão que toma conta dos estabelecimentos em busca de presentes e artigos de fim de ano.Em uma loja de utensílios para casa, na região central, os enfeites de Natal chegaram no dia 20 de setembro, antes mesmo do Dia das Crianças. “Houve a demanda antecipada por produtos natalinos. E 2013 está cheio de novidades. São bonecos de neve musicais, guirlandas, faca de bolo musical. Tem produto para todos os gostos e bolsos”, afirma a gerente do estabelecimento, Rina Piccoli.A expectativa é que as vendas cresçam de 10% a 15% se comparado ao mesmo período do ano passado. “A procura já está grande nas lojas e no site. As vendas estão aquecidas”.Os panetones também invadiram as prateleiras dos supermercados. Em um supermercado do bairro São Dimas, o produto pode ser adquirido a partir de R$ 7,98. Neste ano, os panetones chegam com reajuste de até 15% - aumento acima da inflação. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação oficial acumulada nos últimos 12 meses é de 5,84%.Apesar dos índices, no supermercado o gerente Marcelo Alexandro Ribeiro afirma que o reajuste foi mínimo. “A tendência é que o preço caia com a proximidade do fim de ano. Em razão da demanda antecipada neste ano, já que geralmente os panetones começam a ser vendidos em novembro, a expectativa é que as vendas cresçam até 10% se comparado ao ano de 2012”, afirma.Os demais produtos natalinos, como aves, bebidas e frutas começam a ser vendidos na primeira quinzena de novembro. E a expectativa não poderia ser melhor: crescimento das vendas em até 20%.Ribeiro afirma que as vendas devem ser boas, já que os consumidores se preparam para as compras de fim de ano principalmente com o pagamento do 13 salário. TendênciasFeiras em diversas partes do Brasil mostram as apostas das empresas para o Natal. As cores azul e lilas vão dar cara nova as decorações, assim como turquesa, azul celeste, blue e mistura de materiais foscos e metalizados.Quanto às luzes, a grande aposta são as lâmpadas de LED, economicamente corretas, embora com preços mais altos. Os espaços temáticos também ganharam espaço. Será possível fazer um natal rústico, infantil, vintage ou até mesmo europeu.Marcelo Alexandro Ribeiro afirma que o reajuste foi mínimo para os panetones nesse anoCrédito: Del Rodrigues/ AAN Veja também Comércio amarga prejuízo de mais de R$ 1 milhão Estimativa foi feita pela Associação Comercial e Industrial de Campinas; clientela longe Lojistas protestam contra a Feira da Madrugada Comércio fecha mais cedo nesta terça para manifestação contra eventos itinerantes Se o frio atrasa, o comércio acelera em Campinas Dias quentes e queda no poder aquisitivo obriga lojistas a anteciparem as liquidações de Inverno

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por