SOUSAS

ONG faz encontro para salvar animais

Reuniões serão para orientar a população sobre como proceder no caso de encontrar bichos

Raquel Valli
04/03/2013 às 13:52.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:18
Durante as buscas realizadas por agentes do Impas para encontrar as oncinhas, pegadas de uma outra onça adulta foram encontradas (Divulgação )

Durante as buscas realizadas por agentes do Impas para encontrar as oncinhas, pegadas de uma outra onça adulta foram encontradas (Divulgação )

Uma campanha para orientar a população de Sousas, em Campinas, sobre como proceder no caso de encontrar animais como onças será realizado pelo Instituto de Manejo e Pesquisa de Animais Silvestres (Impas). O primeiro encontro será no sábado, 16 de março, na Fazenda São Quirino, reunindo a comunidade de fazendas do distrito. Os objetivos são: auxiliar a segurança das pessoas e evitar novas mortes de bichos que transitam por lá.

Há três meses uma onça, que havia dado à luz à época, morreu depois de ser resgatada. Ela havia invadido o galinheiro de uma fazenda que fica nas imediações do Condomínio Clube dos Médicos (muito próximo da área densamente habitada de Campinas).

Durante as buscas realizadas por agentes do Impas para encontrar as oncinhas, pegadas de uma outra onça adulta foram encontradas. “E é para prevenir uma possível morte desse animal e dos outros que existem por aqui que estamos realizando esta campanha de conscientização”, explicou a bióloga Mércia Diniz, diretora do instituto.

A necropsia da onça que morreu revelou que o animal havia dado cria recentemente, que estava com as tetas cheias de leite e tinha uma lebre no estômago - o que não justificaria a entrada em um galinheiro para alimentar-se, mas para dar de comer aos bebês.

Por um período de 15 dias foram realizadas buscas diurnas e noturnas pelas equipes

do Impas nas áreas de matas e canaviais das várias fazendas vizinhas. Após 23 dias da morte da mãe, um dos filhotes foi encontrado por um morador de um sitio, próximo de sua residência. Esse filhote foi encaminhado ao Zoo de Paulínia e sua sobrevivência considerada surpreendente pelos especialistas.

O II Encontro das “Onças das Campinas” será constituído de diversas reuniões promovidas em diferentes locais, visando atingir a maioria dos moradores do distrito. Depois da primeira, realizada em 16 de março na Fazenda São Quirino, as demais serão divulgadas através de folhetos e panfletos distribuídos na área dos subdistritos de Sousas e Joaquim Egídio.

O primeiro encontro foi realizado em 2006 com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o apoio da câmara de vereadores.

O Impas é uma entidade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é proteger as espécies

da fauna regional, auxiliando inclusive órgãos públicos em como fazê-lo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: impas.fauna silvestre.com.br ou pelo (19) 9361-6651. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por