PANCADAS DE CHUVA

Frente fria traz alívio a Campinas no fim de semana

Temporais deverão se intensificar aos fins de tarde, segundo o Cepagri da Unicamp

Moara Semeghini
14/02/2014 às 16:57.
Atualizado em 26/04/2022 às 22:45
Em fevereiro foram 170 mm ano passado e 124,4. Já em agosto registrou-se 5,3 mm e não houve chuvas no mesmo mês do ano anterior (Eliandro Figueira/Divulgação)

Em fevereiro foram 170 mm ano passado e 124,4. Já em agosto registrou-se 5,3 mm e não houve chuvas no mesmo mês do ano anterior (Eliandro Figueira/Divulgação)

Finalmente a frente fria chegou ao estado de São Paulo e para aliviar no calor e no tempo seco que bateram recordes neste Verão em Campinas. Com as pancadas de chuva isoladas que caíram sobre a cidade desde a madrugada desta sexta-feira (14) a temperatura poderá chegar aos 30°C, segundo informações do Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.   As pancadas de chuva poderão deverão se intensificar no fim de semana e baixar as temperaturas. A média de temperaturas máximas deverão ficar entre 28°C e 29ºC, segundo o Cepagri. A instabilidade que poderá vir acompanhada de temporais, deverá permanecer na região até pelo menos a próxima quarta-feira (19).    "A tendência é de que a frente fria, que vem se deslocando do Sul do País, chegue de vez ao estado de São Paulo em até 48 horas", explica a diretora do Cepagri Ana Maria Ávila. Ela explica que o clima deve ficar mais ameno, também por conta da umidade que se desloca da região amazônica para o estado.   Com a entrada da frente fria, a qualidade do ar melhorou e estava em 40,5% às 16h20 em Campinas e a temperatura máxima na cidade chegou a 32.7°C nesta sexta (14).   De acordo com ela, esta situação atípica deste Verão - com ausência de chuva e calor constante - deverá ser amenizada.   "A massa de ar que estava sobre o estado se dissipou. Este 'bolsão quente' não faz parte das nossas condições climáticas", explicou a meteorologista.    Relógios Após 119 dias, o Horário de Verão termina a partir de meia-noite de sábado (15) para domingo (16). Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. Veja também Campinas 40°C: previsão é de mais calor Semana deverá ser a mais quente do ano, com máximas podendo chegar a 35°C Campinas tem novo recorde de calor: 36,5 graus Temperatura chegou a 36,5°C às 16h20 segundo Cepagri; cidade está em alerta, segundo IAC Calor recorde eleva em 437% número de queimadas Segundo o Cepagri, 2014 já é ano mais seco dos últimos 25 anos, quando a medição teve início Animais de bosque em Campinas recebem sorvete Foram preparadas refeições especiais utilizando os alimentos da dieta de cada espécie Campinas já tem início de fevereiro mais quente Máximas para o período chegaram a 36.3 graus, maior desde que se iniciou a medição do Cepagri  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por