VALORIZANDO O CENTRO

Ação pelos direitos humanos une Prefeitura de Campinas e Unicamp

Administração municipal busca imóvel no Centro para a universidade se instalar

Rodrigo Piomonte
24/06/2022 às 08:53.
Atualizado em 24/06/2022 às 20:52
Parceria entre Prefeitura e Unicamp visa a atender a população em situação de rua no Centro, especialmente os dependentes de álcool e drogas (Gustavo Tilio)

Parceria entre Prefeitura e Unicamp visa a atender a população em situação de rua no Centro, especialmente os dependentes de álcool e drogas (Gustavo Tilio)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou na quinta-feira (23) o interesse em apoiar a Prefeitura de Campinas em ações com ênfase nos direitos humanos e analisa junto à Administração as demandas necessárias para viabilizar um possível imóvel que servirá para a instalação de um polo da universidade na região central voltado à extensão universitária e ao atendimento da população. A iniciativa, antecipada com exclusividade pelo Correio Popular, envolveria a universidade e secretarias municipais em um projeto intersetorial em que o foco é aproximar a universidade da população que circula pelo Centro da cidade, principalmente por conta da facilidade de acesso ao transporte público e da possibilidade de impulsionar a requalificação da área, há anos bastante degradada após um esvaziamento de instituições e serviços, o que fez a região perder muito o potencial residencial e sucumbir para uma situação de abandono e criminalidade.

A universidade informa que as tratativas junto ao poder público são iniciais, mas ocorrem pelo entendimento sobre a necessidade da Unicamp estar presente na vida da cidade. No diálogo com a Prefeitura, está sendo discutida a elaboração de um trabalho denominado "Unicamp na Cidade". Na prática, a iniciativa, segundo a Unicamp, prevê ações conjuntas, entre as quais, o apoio ao programa municipal "Consultório na Rua", o fomento do livre acesso à educação e a promoção de atividades culturais, todas com ênfase nos direitos humanos. "As tratativas encontram-se em fase embrionária, mas há interesses comuns entre as equipes que formulam as propostas da Unicamp e do município", diz trecho da nota enviada pela reitoria da universidade.

O "Consultório na Rua" é um serviço de saúde itinerante lançado pela Prefeitura em 2012 e que funciona em parceira com a instituição Cândido Ferreira, oferecendo assistência à população em situação de rua com foco nos viciados em álcool e drogas e nas gestantes em estado de vulnerabilidade social, através de equipes interdisciplinares na perspectiva da redução de danos. Foi o programa "Consultório na Rua" que percorreu diversas regiões do Centro de maior concentração de população em situação de vulnerabilidade social, além de bairros do entorno, no trabalho de imunização contra a covid-19.

Reunião

Ontem, uma primeira reunião discutiu na Prefeitura a vinda da universidade para o Centro. Na reunião, participaram representantes da Comissão de Direitos Humanos da Unicamp e equipe do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Deplan), da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb). Segundo a Prefeitura, foi uma interlocução inicial sobre a proposta de instalar um braço da universidade na região central de Campinas. A iniciativa, segundo a Prefeitura, está dentro da proposta do Plano de Requalificação da Área Central (PRAC), que está sendo desenvolvido.

Segundo informa a Prefeitura, no encontro, considerado uma primeira reunião de trabalho, foram analisadas as necessidades de um possível imóvel para a instalação da universidade. A Administração informou ainda que o fato da proposta de parceria estar no início, demanda análise sobre aspectos jurídicos e práticos de viabilização, principalmente por envolver a instalação de um "polo da Unicamp", no Centro. A Prefeitura reitera que não houve nenhuma definição de local, apenas a indicação de realizar um levantamento de imóveis próprios públicos municipais disponíveis no Centro e que poderiam atender ao perfil do projeto.

A Administração informa ainda que avalia como muito positiva a iniciativa, principalmente, por ela estar ligada à requalificação do Centro, ao incentivo de projetos de extensão da universidade e ao engajamento dos estudantes de todos os segmentos em uma maior aproximação com a comunidade que circula na região central.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por