CALCULADORA

XV de Piracicaba faz contas para não passar sufoco

Vinte pontos seriam o suficiente para manter o Nhô Quim na Série A1 do Campeonato Paulista

José Ricardo Ferreira
09/02/2013 às 00:59.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:11

O diretor de futebol do XV de Piracicaba, Renato Bonfiglio, disse, nesta sexta-feira (08/02), à Gazeta de Piracicaba, que não vê a hora que o time atinja os 20 pontos na classificação. Com essa pontuação, a equipe já se garantiria matematicamente fora do risco de rebaixamento.

No ano passado, a soma de descenso foi 18 pontos - o XV só não caiu porque a Portuguesa de Desportos, também com 18, tinha uma vitória a menos (quatro e cinco, respectivamente). O XV terminou a primeira fase em 16º. Lusa (18), Guaratinguetá (15), Catanduvense (13) e Comercial (12) foram rebaixados.

O XV soma oito pontos em seis jogos e está em nono lugar no Paulistão. "Após a vitória (3 a 0) sobre o São Bernardo, todos ficaram mais aliviados. Voltou a tranquilidade. O pensamento agora é somar seis pontos nos dois jogos que faremos em casa (Linense e Guarani). O importante é fazer os 20 pontos para afastar o fantasma do rebaixamento", afirmou Renato. Se vencer esses dois compromissos, o XV atingirá os 14 pontos, portanto, ficará a seis da meta imaginada pelo dirigente.

Entre os jogadores, o foco é primeiramente se livrar do sufoco na classificação. Em 2012, o time só conseguiu “fugir” na última rodada. "Nosso primeiro objetivo é ficar na Série A1", afirmou o zagueiro Glauber, remanescente de 2012. "Claro que queremos terminar a primeira fase no G8. É ano de centenário do clube e o objetivo principal é ficar na elite".

CARNAVAL

A programação de Carnaval no XV está longe dos confetes e marchinhas. Após dois dias de folga, o elenco treina, neste sábado (09/02), em dois períodos. No domingo (10/02), o trabalho é pela manhã. Na segunda-feira (11/02), novo treino em dois períodos, e terça-feira (12/02), treino e concentração.

Os ingressos para XV e Linense começam a ser vendidos nesta segunda a R$ 40 ou R$ 80 na bilheteria do Barão e demais pontos que podem ser conhecidos no site xvpiracicaba.com.br.

FIFA APROVA O BARÃO

A tarde foi de empolgação, nesta sexta, na Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). É que o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa 2014 publicou a 2ª versão do catálogo oficial de Centros de Treinamento de Seleções (CTS), que inclui 16 novos equipamentos. Destes, seis estão no Estado de São Paulo: Piracicaba, Atibaia, Itatiba/Bragança Paulista, Guarulhos e dois em Campinas.

Desta forma, conforme comunicado da Prefeitura, o município piracicabano teve aprovado o Arco Hotel Premium (no Bairro dos Alemães) e o Estádio Municipal Barão de Serra Negra.

O secretário de Esportes, Pedro Mello, informou que, com a oficialização da Fifa, Piracicaba poderá receber quaisquer seleções para a pré-temporada. Isso independente de onde aquela seleção jogará.

A inclusão dos CTs não significa, porém, que a seleção classificada para a Copa o escolherá. A escolha dos centros de treinamento é feita diretamente pelas próprias seleções participantes do Mundial. Mas elas usam justamente esse catálogo, já avaliado e aprovado pelos técnicos da Fifa, para definir onde vão se concentrar durante a disputa da Copa no Brasil. A pré-temporada geralmente começa em maio.

O ponto positivo é que Piracicaba passou de centro "em potencial" para local oficial de pré-temporada.

“A partir deste momento, Piracicaba faz parte do catálogo oficial da Fifa de Centros de Treinamentos, ou seja, poderá receber qualquer seleção classificada visando a pré-temporada e por toda sua participação no Mundial”, disse Pedro Mello no site da Prefeitura. "O município dispõe de uma excelente estrutura", declarou.

A concorrência para se tornar CT oficial da Fifa foi grande. Inicialmente se candidataram 54 CTs em todo o país. “O catálogo reflete a qualidade da infraestrutura paulista e do trabalho que temos realizado em parceria com os municípios”, afirma o coordenador do Comitê Paulista, secretário Julio Semeghini.

Em 2012, para estimular o desenvolvimento da infraestrutura esportiva, hoteleira e turística do Estado, o governador Geraldo Alckmin lançou a Linha de Financiamento Esportivo 2014, da Desenvolve SP, com as taxas de juros mais baixas do mercado: 2% ao ano corrigidas pelo IPC/FIPE. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por