OPINIÃO

VLT, Canário e Violência

16/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:25

Papa 1

Ana Valéria Barcellos V. Bacco

Empresária, Campinas

Essa renúncia do papa Bento XVI, contada a conta-gotas, nos enche ainda mais de dúvidas. Primeiro, ele se dizia cansado e sem condições. Agora, surgiu a história do marca-passo. A impressão que fica é a de que mais “surpresinhas” podem ir aparecendo aos poucos, deixando os católicos ainda mais decepcionados e com o cabelo em pé. Na minha opinião, como seguidora de Pedro, o papa deveria ir direto ao assunto, como aliás fazia o apóstolo.

Papa 2

Fabio Biral

Jornalista, Campinas

Considero as decisões do papa Bento XVI de renunciar e não influenciar na escolha de seu sucessor, movidas pela sensatez. Entre os principais compromissos do representante máximo da Igreja Católica está a de levar a palavra de Cristo aos quatro cantos do planeta. Pergunto: um ser humano sem forças poderia encarar essa missão? Particularmente, creio que Bento XVI, quando percebeu que não conseguiria mais se revelar como uma pessoa das mais expeditas da Igreja, no intuito de manter a tropa de fiéis unida, para não dividir responsabilidades pessoais com assessores e tornar-se apenas uma figura decorativa, optou pela renúncia. Em relação às teorias apocalípticas que apontam o fim do mundo (…), prefiro crer que isso irá ocorrer há 4,5 bilhões de anos, quando a luz do Sol deixar de iluminar a Terra e deixar de trazer os seus benefícios.

Papa 3

Tarcísio Cintra

Administrador, Campinas

Excelente e lúcido o artigo do dr. André Fernandes, sob o títuloO colaborador da verdade, publicado na edição de 13/2, apresentando de forma sucinta e objetiva uma visão clara sobre o papa Bento XVI, seu pontificado e os motivos da renúncia ao ministério da Igreja.

Papa 4

Pedro Martinez

Aposentado, Campinas

(…) Numa simples pesquisa na internet vi que o papa Bento XVI não foi o primeiro a renunciar. Antes dele tivemos papa Clemente, papa Ponciano, papa Bento IX, papa Celestino V e, o último a renunciar foi o papa Gregório XII. Também é importante esclarecer que nada obriga um papa a permanecer exercendo suas funções até a morte. Espero que o conclave a ser instalado faça uma escolha que transmita ao mundo mais paz, amor, igualdade e fraternidade.

Papa 5

Jacques Michel

Aposentado, Sumaré

Ser o comandante supremo de uma entidade como a Igreja Católica é uma tarefa árdua e que exige uma grande disposição física e mental. Bento XVI não está de jeito nenhum abandonando o barco. Devido à sua idade avançada está simplesmente repassando a mitra papal. Tudo muito certo e muito justo.

VLT

Ivan Leonardo

Comerciante, Campinas

Campinas iniciou o ano com uma novidade nada agradável: a nova “favela” do VLT, no bairro Cidade Jardim. Neste Carnaval, a “evolução” da mesma foi bem grande, com máquinas fazendo terraplanagem e caminhões trazendo o “material das alegorias”, digo, barracos. Já puxaram gatos de energia elétrica e tem até antena parabólica. Será que está nascendo um novo Parque Oziel em Campinas, em que os nobres dirigentes desta cidade vão fazer jogo de empurra de responsabilidades?

Alvarás

José Alfredo M. de Oliveira

Empresário, Campinas

Muito se tem falado sobre os alvarás das casas noturnas, que é uma vergonha e também uma demonstração de inoperância dos órgãos públicos, mas não podemos deixar de lado outros tipos de imóveis que abrigam centenas de pessoas, como por exemplo, imóveis alugados para faculdades, escolas, igrejas, agências bancárias, principalmente as que estão localizadas na área central e em prédios até centenários.

Mudanças

João Hambruck Filho

Administrador, Campinas

No domingo de 10/2 houve mudanças no comando de algumas paróquias em Campinas: padre Cláudio, da Paróquia N. S. das Dores, foi para a Paróquia de N. S. da Evangelização; padre Luis Antonio, da N. S. Da Evangelização, veio para a Paróquia São Pedro Apóstolo, e cônego José Júlio, da São Pedro Apóstolo, se aposentou pela Lei Canônica, mas se dependesse dele, ele ficaria no nosso comando até que seu superior maior (Deus) deixasse. Nesses 23 anos em nosso convívio, deixou um legado de amor, respeito, dedicação e competência. Que sua pessoa continue nos protegendo e orientando, mesmo do lado de fora. Obrigado, cônego José Júlio, pela amizade e ensinamentos que o sr. está nos deixando. Seja bem-vindo padre LuizAntonio.

Violência

Tomaz Azevedo Lomonaco Neto

Médico, Campinas

Interessante essa escalada de violência num momento em que o desemprego nunca esteve tão baixo e o poder aquisitivo da população em alta. Nao foi sempre colocado que a violência era fruto da falta de oportunidades de emprego e baixo poder aquisitivo? Dessa forma, como os ditos “movimentos sociais” sempre venderam o peixe, não deveríamos estar vendo uma diminuição desses índices? A verdade é que quanto maior a pujança da economia, maior quantidade de picaretas e malandros teremos. (…) O fato é que temos que ter uma polícia cada vez mais eficiente e punições exemplares para esses malandros. E que se acabe com essa hipocrisia de colocar a culpa da violência na sociedade como um todo e não em indivíduos que se aproveitam da situação e se fazem de coitadinhos!

Subnutrição

Vinicius D'Ottaviano

Psicólogo e advogado, Campinas

Será que já vai começar tudo de novo? Nós, povo, como que subnutridos de ação, de agir, de tudo... Isso tudo que está acontecendo na esfera política do nosso País e agora parece que começou cedo na Câmara Municipal de Campinas com a infeliz ideia e projeto inútil como esse sobre a Vila Padre Anchieta. Pois, um povo educado, informado e culto escolheria melhor os seus líderes. Não vamos mais ficar, com pseudopolíticos, vamos sim recompor e fiscalizar as instituições municipais, pois a consequência disso pode ser a de muitos terem uma cabecinha feita muitas vezes apenas para separar as orelhas. E os políticos continuarão ainda por muito tempo por culpa dessa subnutrição generalizada, nos fazendo aceitar tudo com pão e circo.

Canário

Maria Cristina Moreira

Dona de casa, Campinas

Sou petista, filiada e totalmente contrária à posição da Executiva Municipal em relação ao secretário Jairson Canário. O que vejo é simplesmente oposição pela oposição. O Canário foi o vereador mais votado do PT pela segunda vez, sempre lutou nos movimentos sociais e representa muito bem o partido. A presença de Canário no governo não pode ser vista como uma afronta à Executiva Municipal, deve ser encarada como um espaço do PT no Executivo, uma oportunidade que o PT tem de executar políticas públicas a favor da população de Campinas...e mais, em uma secretaria (Trabalho e Renda) que é a sua cara. (…) Depois da eleição, somos todos “um” em busca do melhor para Campinas. O Canário merece respeito e apoio, e não essa perseguição descabida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por