População participa de maneira ativa no combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade
Uma iniciativa de combate à dengue está contando com a participação ativa de moradores de Araçatuba. Trata-se do projeto "Vigilante do Meu Quarteirão", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com chefe de Divisão de Educação e Comunicação em Saúde, Ana Cláudia Gomes da Rocha, por meio deste trabalho, em cada quarteirão da cidade é escolhido um monitor. “Ele ajuda a conversar com os vizinhos e lembrar a todos da importância da vigilância constante contra os criadouros do mosquito Aedes aegypti”, explica.
Ela destaca que tudo começa com reuniões com a comunidade, em que as equipes de combate à dengue do município estimulam a participação cidadã de todos nos cuidados não só com a saúde coletiva, mas com o próximo e com a cidade.
Escolhidos os moradores, estes passam a receber um treinamento específico sobre como abordar os vizinhos e passar as informações necessárias sobre a doença. Ela destaca que essas pessoas realizam somente o trabalho de orientação e distribuição de panfletos, e não adentram os imóveis para inspecionar os quintais.
Este ano, até o mês de maio, Araçatuba totalizou 487 casos confirmados de dengue.
Vigilante
Dona Meire Gonçalves Gregório é uma vigilante com carteirinha e tudo. Líder nata, a recicladora conta que sempre esteve à frente de iniciativas desse tipo e que gosta de cuidar do bairro onde mora há mais de 20 anos.
No período da manhã, ela trabalha recolhendo materiais recicláveis no próprio bairro, o Morada dos Nobres. Durante o trabalho, aproveita para orientar os moradores. Ou então, aproveita que tem a tarde livre e sai para visitar os amigos no quarteirão onde mora. “Tudo é feito com uma conversa informal, como se fosse uma visita. Bato um papo e aproveito para lembrar esses moradores sobre os cuidados que devem tomar para combater a dengue”.