Na Prática

Visita de estudantes de medicina veterinária movimenta Ong em Campinas

Cerca de 25 alunos foram conhecer de perto a realidade de animais que vivem em abrigo

Bianca Pissardo
03/10/2012 às 16:38.
Atualizado em 26/04/2022 às 20:26

Universitários de 1o a 4o ano de medicina veterinária da Unesp, de Botucatu, vieram para Campinas como parte das atividades da XXVI Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu (SEAB) e visitaram a Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC) com o intuito de vivenciar a prática e o contato com os animais, principalmente daqueles que foram abandonados ou sofreram maus-tratos.

Foto: Bianca Pissardo. Estudantes de medicina veterinária da Unesp visitam Associação Amigos dos Animais de Campinas - AAAC

A ideia de visitar o abrigo surgiu por parte dos alunos e Fabiana Pighini, aluna e uma das organizadoras da visita, conta como foi o contato e porque escolheram uma Ong como parte dos estudos. “ Como eu e a Laura Pereira Porto (outra organizadora da visita) somos daqui de Campinas, já conhecíamos um pouco o trabalho da AAAC, e acompanhávamos através da internet e redes sociais o trabalho deles, por isso, resolvemos entrar em contato para uma visitação e deu certo”, conta.

Em 20 anos de SEAB, nenhuma turma tinha realizado visitas em abrigos de animais, e coincidentemente nenhum dos alunos da Unesp que estiveram na AAAC hoje conheciam a realidade de uma Ong.

Para o professor do curso de Medicina Veterinária José Nicolau, essa visita também é novidade e é uma forma de ajudar a aproximar a vida acadêmica com a prática . “Eu nunca estive em um abrigo de animais e a maioria dos alunos que estão aqui também não. Aprovei e gostei da iniciativa dos estudantes”, comenta. Além disso, ainda segundo o professor, essa é uma boa oportunidade para os alunos vivenciarem suas futuras profissões.

O presidente da AAAC, Flávio Lamas, acredita que receber esses jovens é um passo a favor do

bem-estar animal. “A vinda desses estudantes de medicina veterinária é uma boa oportunidade 

Foto: Bianca Pissardo. Palestra de Flávio Lamas na Associação Amigos dos Animais de Campinas - AAAC para eles e para nós como associação. Para eles, porque aqui será possível ver de perto a realidade de abrigos e de animais que chegam até nós na maioria das vezes muito maltratados. Para nós, um momento importante para lembrá-los que a profissão que eles escolheram é linda, e pode ficar ainda mais se eles puderem unir a satisfação financeira ao ato voluntário de ajuda os animais que sofrem com abandono e maus-tratos”, explica.

Para um grupo de alunos que aguardava o início das palestras que seriam ministrada por Flávio sobre “O que as Ongs esperam dos futuros veterinários” e “Posse Consciente”, o objetivo é realmente o de usar a profissão futuramente para ajudar os animais, inclusive aqueles que vivem em abrigos ou em sofrimento por conta de maus-tratos.

Foto: Bianca Pissardo. Futuras instalações da Associação Amigos dos Animais de Campinas - AAAC Ampliação e estrutura da AAAC

Uma das voluntárias mais antigas do abrigo e coordenadora dos abrigos, Iraci Brazão, conta que com a ajuda de associados e voluntários as instalações estão em constante aprimoramento e expansão. “Contamos 100% com a ajuda financeira de voluntários. Atualmente estamos terminando a maternidade dos gatos e pretendemos fazer uma clínica aqui mesmo na AAAC. Como todos os animais aqui do abrigo são castrados, percebemos que o transporte deles até uma clínica além de caro é muito sofrimento para os animais. Por isso, queremos em breve ter condições de ter nossa própria clínica, com médicos veterinários parceiros e voluntários para nos ajudar nessa luta”, explica a voluntária que fica o dia todo na associação cuidando da alimentação e manutenção do espaço.

Hoje o abrigo já conta com alas específicas para animais com câncer e cinomose, além da separação de animais que chegam doentes para que os sadios não sejam infectados.

Serviço

XXVI Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu (SEAB) acontece de 1 a 5 de outubro, conta com 14 cursos, sendo 3 só do curso de medicina veterinária.

Todos os cursos são ligados as faculdades de Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, o que proporciona ao aluno uma experiência extra-classe para enriquecer o curriculo.

Os coordenadores das atividades do curso de Medicina Veterinária são os professores/coordenadores José Nicolau Puoli Filho e Priscylla Tatiana Guimarães, que em conjunto com as alunas Fabiana Pighini, Laura Pereira Porto e Tácia Tavares organizaram a visita até a AAAC.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por