Após conclusão das fundações, obra agora entra em fase mais ágil de montagem de estruturas; 36,31% das obras estão concluídas
As duas primeiras colunas em forma de árvore que darão suporte ao telhado do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos já foram instaladas entre ontem e hoje.
O prédio do novo terminal tem uma forte identidade arquitetônica. As colunas principais, que suportam o telhado, têm o topo em forma de árvores e marcam um símbolo do novo terminal. Claraboias acima das árvores fornecerão luz natural ao terminal de passageiros ao longo do dia.
O novo terminal de passageiros terá capacidade para receber 14 milhões de passageiros por ano e será inaugurado em maio de 2014.
Para o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, as colunas em forma de árvores representam um estilo que vai caracterizar o novo prédio. “Esta árvore representa a riqueza natural de Campinas e as modernas instalações do novo terminal que serão voltadas para a sustentabilidade com o aproveitamento da luz solar”, disse o presidente.
Cada estrutura metálica em forma de árvore pesa cerca de 46 toneladas. Ao todo serão instaladas 35 árvores, sendo quatro na frente do novo terminal de passageiros. Outras duas árvores já estão montadas no chão e serão içadas por um guindaste de 400 toneladas nos próximos dias.
As colunas metálicas em forma de árvores também serão instaladas na área central do novo terminal. Para isso, serão necessários guindastes de até 700 toneladas.
Obras
As obras do novo terminal de passageiros seguem dentro do cronograma estabelecido. No mês de junho o balanço indicava que 36,31% das obras estavam concluídas. A previsão é que o mês de julho encerre com cerca de 44% das obras concluídas.
Com a conclusão total das fundações, a tendência agora é que a obra entre em uma fase de maior rapidez de elevação das estruturas, pois as partes consideradas mais demoradas, que são as de terraplenagem e de fundações, já foram concluídas.