AMPLIAÇÃO

Viracopos está com 61% das obras prontas

Futuro terminal entra na primeira fase de acabamento e construções já ganham novo aspecto

Luciana Félix
11/10/2013 às 09:37.
Atualizado em 25/04/2022 às 00:39
Acabamento do novo terminal muda visual da construção em Viracopos: obras de ampliação reúnem 6,3 mil trabalhadores e têm prazo de entrega previsto para maio do ano que vem ( Gustavo Tilio/Especial para a AAN)

Acabamento do novo terminal muda visual da construção em Viracopos: obras de ampliação reúnem 6,3 mil trabalhadores e têm prazo de entrega previsto para maio do ano que vem ( Gustavo Tilio/Especial para a AAN)

A construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, entrou nesta semana na primeira fase de acabamento bruto. Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, 61% das obras foram concluídas até o final do mês passado. O novo terminal tem prazo de entrega em maio do ano que vêm.Atualmente estão sendo feitas as instalações elétricas, a colocação dos dutos de ar-condicionado e as bases das esteiras rolantes no corredor e túnel (batizado de Píer C) de acesso aos voos domésticos — juntos eles somam 500 metros de extensão. Um protótipo da parede que será colocada nesses pontos também foi instalado no corredor para teste. Ele é produzido com vidro e painéis metálicos na cor branca, medindo 12 metros de altura por 11 de comprimento. Quando forem instalados definitivamente os painéis serão cinza. Na mesma área também já foram colocadas 13 pontes de embarque e desembarque.A nova fase já alterou o cenário da construção, tornando possível identificar, no meio de toda as estruturas metálicas e de concreto, um futuro terminal. Do outro lado da obra, próximo à entrada do futuro saguão, também começou a ser construído um viaduto que dará acesso de veículos ao terminal. AdiantadoA área do corredor e do Píer C está mais adiantada porque foi iniciada dois meses antes das demais. Será por meio deles que os passageiros terão acesso exclusivo do novo terminal de passageiros às aeronaves para embarque doméstico. Além do C, estão sendo construídos os píers A, que dará acesso aos voos internacionais, e o B, que também servirá para os voos domésticos. Os acessos a esses dois píers não precisarão de corredores, como o C.“O Píer C fica mais distante do terminal, por isso tivemos que construir um corredor de 200 metros de comprimento para fazer a ligação. Depois desse corredor os passageiros terão que seguir em mais 300 metros dentro do Píer. Por isso sentimos a necessidade de instalar essas esteiras rolantes”, explicou o engenheiro e gerente de produção do Consórcio Construtor Viracopos, Luis Lima.Tantos o corredor quanto o túnel de acesso terão dois andares, um para embarque e outro para o desembarque. “A obra está em seu tempo. Estamos respeitando os cronogramas. Na sequência, passaremos a fase de acabamento bruto para os outros píers”, completou.TrabalhadoresAtualmente 6,3 mil pessoas trabalham na construção do novo terminal de passageiros, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento e no edifício-garagem. O novo terminal de passageiros será uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, com 28 pontes de embarque (fingers), sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas. Será um edifício sustentável, com uso de energia solar, água de chuva e vai privilegiar a luz natural.As pontes de embarques do novo terminal, foram fabricadas na China pela CIMC-TianDa. Viracopos está no primeiro ciclo de investimento, onde serão aportados R$ 2,06 bilhões na construção do terminal para 14 milhões de passageiros e edifício-garagem. Assim que for inaugurada a primeira fase, terá início a construção da segunda pista, que vai permitir ao aeroporto se tornar, a partir de 2017, o primeiro da América Latina com operações simultâneas de pouso e de decolagem. Ela será paralela à pista existente e estará a uma distância de 2,5 mil metros da atual área de pouso e decolagem.NomeO deputado federal Ricardo Berzoini (PT) protocolou projeto de lei na Câmara em que propõe dar ao Aeroporto Internacional de Viracopos o nome de Luiz Gushiken, um dos fundadores do PT e ex-ministro no governo Luiz Inácio Lula da Silva que morreu em setembro, aos 63 anos. As discussões envolvendo uma denominação oficial do aeroporto são polêmicas e antigas na cidade. Há um grupo que defende que ele seja batizado com o nome do maestro de Campinas Carlos Gomes. Porém, um projeto que já foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura no Congresso Nacional, em Brasília, prevê uma homenagem ao ex-governador do Estado e ex-prefeito de Campinas, Orestes Quércia. Há outra proposta também de dar ao terminal o nome do ex-governador de São Paulo pelo PSDB Mario Covas.Berzoini disse que sua proposta não é uma imposição, mas que abre discussão sobre o assunto. A ideia surgiu como uma forma de homenagear o petista que viveu cerca de 15 anos de sua vida em Indaiatuba, cidade próxima ao local onde está localizado o aeroporto. “Uma forma de homenagear grandes brasileiros é dar o nome deles a ruas, estradas, locais públicos. Gushiken foi um grande sindicalista, um grande homem para o País”, disse. O deputado disse também que não é contra dar ao aeroporto o nome do maestro Carlos Gomes. “Não existe critério para o nome, mas isso será resolvido por meio do debate”, acrescentou.Bancário, Gushiken foi fundador e dirigente do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Exerceu a coordenação de campanhas presidenciais de Lula. No ano passado, foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de provas, da acusação de crime de peculato no julgamento do mensalão. Gushiken fazia tratamento contra um câncer no estômago desde 2002 e morreu em decorrência da doença.Em maio, quando o projeto de lei foi aprovado pela comissão na Câmara dos Deputados, dando aval à denominação de Orestes Quércia, um grupo foi até o Legislativo de Campinas e entregou uma moção de repúdio à mudança do nome, além de um abaixo-assinado. A proposta era que o documento fosse endossado pelos vereadores e enviado a Brasília, antes de o projeto de lei ir à votação.Para todos os projetos, depois de aprovado pela última comissão, a proposta deve ainda ser votada no Senado e na Câmara e, em seguida, sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT).A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou, por meio de assessoria de imprensa, que caberá à Câmara decidir sobre um novo nome. No entanto, o presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, já afirmou outras vezes ser favorável à manutenção do nome atual.Colaborou Bruna Mozer, da AAN  Veja também Demanda faz de engenharia civil profissão promissora Faculdades formam 40 mil por ano, mas a necessidade do mercado atualmente é de 90 mil Viracopos busca contato com aéreas nos EUA O projeto é tornar Viracopos cada vez mais internacional e, para isso, o interesse de companhias é fundamental Aeroportos Brasil firma convênio com Monte Mor O estudo vai orientar a Prefeitura na definição das famílias terão que deixar os bairros próximos a Viracopos  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por