SEGURANÇA

Vinhedo, uma cidade segura para se viver

Em Pesquisa da Firjan, Vinhedo ocupa a 30º posição no rankink nacional

27/03/2013 às 11:38.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:50

Em sua última pesquisa, em 2012, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.564 municípios brasileiros, revelou que o município de Vinhedo está entre as 50 cidades mais seguras para se viver, ocupando a 30º posição no ranking nacional e alcançando, assim, a nona colocação em nível regional.

Destaque entre as medidas é o investimento na segurança para contenção do crime. Um circuito fechado de câmeras de televisão foi aplicado em toda a cidade. 

Vinhedo foi pioneira ao iniciar o combate a violência com o auxilio das câmeras, em 2000. A medida resultou em índices praticamente nulos de violência e criminalidade, nos primeiros quatro anos. O município tem o mais baixo número de homicídios e ocorrências anuais do Estado de São Paulo e um dos mais baixos do país. Todo o monitoramento também e feito pela Guarda Municipal, que passa por treinamento prévio.

Além da queda no índice de criminalidade e violência, a medida busca reter o número de pessoas com medo na cidade.

'Sempre morei em São Paulo e quando casei estava a procura de uma cidade mais segura, devido a tantas vezes que tive minha residência invadida, em São Paulo. Quando soube que Vinhedo tinha implantado um sistema de segurança que reduziu quase totalmente o número de criminalidade, não tive dúvidas. Me casei em 2000 e em 2001 meu marido e eu nos mudamos para a cidade', afirma a cabeleireira Cleide Munhoz.

'Eu me sinto extremamente segura na cidade. Acho que um fator que colabora para essa segurança é o número alto de condomínios fechados, que dão segurança para o morador em sua própria casa e o monitoramento das vias e avenidas, que me dão segurança para ir e vir sem medo', afirma Helena Klein. 

A medida também resultou em quedas nos números de furtos na cidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de 2011,  o município de Vinhedo registrou o menor índice de furto desde 2002.

Os sistemas de circuito fechado de televisão já são amplamente utilizados em edifícios, empresas, condomínios e shopping centers. Mas agora, os "espiões urbanos", como são chamadas as câmeras de televisão, já estão sendo adotadas nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, Campinas e até mesmo em residências particulares, devido ao grau de viabilidade e segurança. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por