SERVIÇO

Vigilância Sanitária orienta a compra de peixes

Para os consumidores que preferem peixes embalados, a atenção fica para as embalagens

Jussi Ramos
25/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:37
A carne tem que estar firme e sem cheiro desagradável, as escamas devem estar bem presas à pele, as guelras vermelhas e úmidas (Divulgação)

A carne tem que estar firme e sem cheiro desagradável, as escamas devem estar bem presas à pele, as guelras vermelhas e úmidas (Divulgação)

Com a chegada da Quaresma e a proximidade da Semana Santa, a Vigilância Sanitária de São José dos Campos preparou algumas dicas para o consumidor que pretende comprar e armazenar peixes, um dos alimentos mais procurados nesta época do ano.

É importante observar se o peixe está fresco. A carne tem que estar firme e sem cheiro desagradável, as escamas devem estar bem presas à pele, as guelras vermelhas e úmidas, a cauda firme e os olhos brilhantes e salientes.

Observe também o local onde o peixe está armazenado. O correto é que fique em balcão frigorífico ou, no caso de feiras livres, por exemplo, o produto deve ter gelo em quantidade suficiente para mantê-lo refrigerado. Já as postas devem ser cortadas na hora da compra, mas se já estiverem fatiadas observe se a carne está firme.

Para os consumidores que preferem algo mais prático, como os peixes embalados, a atenção deve se voltar para as condições da embalagem, que não pode estar rasgada ou amassada e sempre constar no rótulo o nome do produto, peso, o registro no Serviço de Inspeção (SIF ou SISP), temperatura e forma de conservação, informação nutricional e data de validade.

Se optar pelo bacalhau observe alguns sinais específicos que podem indicar se o peixe está ou não bom para o consumo.

Manchas vermelhas significam que está contaminado por bactérias resistentes ao sal. Pintas pretas no dorso indicam deterioração ou bolor, manchas de cor marrom acinzentado ou com fina camada de pó branco indicam contaminação por fungos e armazenamento inadequado. Viscosidade de cor amarela significa problemas no processamento ou armazenamento, comprometendo o sabor.

Outra exigência da Vigilância Sanitária é que esse produto esteja sempre embalado se estiver às vistas do consumidor.

“É importante que o consumidor esteja atento a todas essas dicas para que não adquira um produto de qualidade duvidosa. E qualquer irregularidade encontrada, entre em contato conosco”, disse a chefe de divisão de Vigilância Sanitária, Juliana Vieira Rocha Rodrigues.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por