CUIDADOS

Veterinários dão dicas de como aquecer animais e não deixar que sofram no frio

Os que possuem pelagem mais curta, uma pequena camada de gordura e os idosos, são os mais afetados

Do Correio.com
18/06/2015 às 16:38.
Atualizado em 28/04/2022 às 15:17
É importante imunizar os animais com vacina para a gripe, principalmente os que fazem passeios periódicos (Foto Ilustrativa/ sxc.hu)

É importante imunizar os animais com vacina para a gripe, principalmente os que fazem passeios periódicos (Foto Ilustrativa/ sxc.hu)

Apesar dos animais terem uma temperatura relativamente mais alta que a dos humanos e alguns possuírem pelos longos como forma de agasalho, alguns cuidados são ressaltados pelos médicos veterinários durante o frio. Segundo Mônica Rossetto, médica veterinária especializada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, a temperatura dos cães e gatos pode variar de 37,5º C a 39,5º C. Os animais que possuem pelagem mais curta, uma pequena camada de gordura e os idosos, são os mais afetados. Mônica explica que esse tipo de animal sente mais frio e que os cuidados com eles, devem aumentar. “Os idosos são os mais fragilizados. Além da imunidade mais baixa, também podem possuir doenças articulares que pioram com temperaturas mais baixas. Eles sentem mais dor’’.Segundo Francis Flosi, médico veterinário e diretor de um Instituto de Pós-Graduação especializado em medicina veterinária, a vacinação dos animais contra a ‘gripe dos cães’, a cinomose e outras doenças comuns no inverno, consegue imunizar os animais. Além disso, Flosi afirma que os banhos devem ser evitados. ‘’Se forem extremamente necessários, devem ser feitos por profissionais capacitados ou da maneira seca. Não dá para arriscar’’.Para enfrentar a estação, os veterinários deixam algumas dicas:- Deixar os filhotes nas áreas internas da residência.- Deixar os animais de pelagem curta agasalhados e também em áreas internas.- Imunizar os animais com vacina para a gripe dos cães e outras vacinas. Principalmente aqueles que fazem passeios periódicos ou que têm vida ativa em locais com aglomerados de animais (banho e tosa, parques).- Lembrar que os cães idosos merecem atenção também com as articulações e doenças degenerativas osteoarticulares já que a dor é potencializada nessa época do ano.- Leve o animalzinho para os passeios em horários mais quentes do dia.- E por último e não menos importante: Não é lenda, os animais precisam de mais alimento no inverno! O metabolismo acelera para manter a temperatura do corpo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por