ESTÉTICA

Verdades e mentiras sobre o clareamento dental

A coloração dos dentes está extremamente ligada aos alimentos que estão em contato com eles

Mariane Montedori
15/05/2013 às 12:07.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:02

Dentes brancos não são obtidos pela escovação. Infelizmente, por mais que você escove seus lindos dentinhos, eles não vão mudar de cor da água para o vinho. 

O amarelamento dos dentes são causados por fatores como a ingestão diária de refrigerantes escuros, bem como demais bebidas com coloração escura, alimentos de coloração forte (beterraba, catchup, mostarda, shoyu, curry) ou os que contenham corantes, o fumo e até mesmo a idade avançada. 

Aconselha-se que logo após ingerir um desses alimentos, agilize a escovação. Lembrando que ela não irá milagrosamente transformar seus dentes amarelos em brancos, mas contribui para minimizar os efeitos.

O tratamento de clareamento dos dentes é recomendado para aquelas pessoas que possuem a coloração amarelada e que objetivam um sorriso mais bonito e confiante. Abaixo, confira as verdades e mentiras do tratamento segundo a Clínica de Estética e Clareamento Dental:

O clareamento dental pode ser realizado por qualquer pessoa - Mentira

Alguns pacientes podem apresentar uma ligeira sensibilidade nas gengivas quando se utiliza o gel numa maior concentração, como por exemplo 20%. Caso isto ocorra, basta suspender a aplicação por uma noite. Sempre que ocorrer algum tipo de sensibilidade, entre em contato com seu dentista.

O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes - Mentira

Essa ideia é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. 

Não é recomendado a ingestão de alguns alimentos durante o tratamento - Verdade

Durante o período de tratamento, não é recomendado fumar nem tomar café, coca, vinho, chá escuro e qualquer refrigerante à base de coca. 

O tradicional bochecho com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina também está proibido, bem como a ingestão de alimentos com pigmentação forte.

A durabilidade do tratamento depende dos hábitos alimentares - Verdade

A coloração dos dentes está extremamente ligada aos alimentos que estão em contato com eles. Os pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental dura pouco, tendo que ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem repetir o tratamento a cada dois ou três anos. É importante salientar que, quando os dentes clareados escurecem, nunca mais voltam à cor original. De qualquer forma, o clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por