Manutenção do IPI para eletrodomésticos e móveis segurou números no azul
Liderado pelo setor de Eletrodomésticos, o comércio de Ribeirão Preto vendeu 2,21% mais em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2012. As informações são do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).
Entre as empresas entrevistadas, 66,7% declararam que as vendas foram melhores no mês, enquanto 24,4% disseram o contrário e 8,9% afirmaram que os números foram equivalentes.
“Num ano em que a economia, como um todo, começa a dar sinais de fadiga, esse resultado demonstra que o consumidor local ainda tem apetite para comprar e mantê-la aquecida”, afirma Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pelo estudo.
As vendas de Eletrodomésticos em janeiro subiram 5,80%, impulsionadas ainda pela redução do IPI para linha branca (geladeira, fogão, etc.). Também beneficiado pelo imposto menor, o setor de Móveis teve alta de 5,66%, seguido por Livraria/Papelaria (+3,80%) e Calçados (+3,08%). Por outro lado, Vestuário (-1,05%) e Tecidos/Enxoval (-0,44%) tiveram as principais quedas.
EMPREGO
A pesquisa do Sincovarp ainda trouxe um raio-x do mercado de trabalho no comércio varejista neste começo de 2013. Entre as empresas entrevistadas, 95,6% declararam não terem alterado seus quadros de funcionários em janeiro, enquanto 2,2% contrataram e idênticos 2,2% demitiram. Os segmentos de Livraria/Papelaria (+3,68%) e de Calçados (–2,50%) representaram as maiores altas e quedas, respectivamente.