Apresentações gratuitas em Campinas serão realizadas na região central e no Sesc
Cena do espetáculo 'Cabarena', uma das atrações que celebram o Dia do Circo em Campinas (Divulgação)
Um cortejo ao som do bloco Berra Vaca abre nesta quarta-feira (27) a programação em comemoração ao Dia Nacional do Circo. Em parceria com o grupo campineiro Circo Além da Lona, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma série de apresentações circenses para marcar a data. A programação prossegue até sábado (30), com o propósito de levar a arte circense às ruas e praças campineiras.
“A exemplo do que faziam os circos ao chegar nas cidades, teremos nosso cortejo com a participação do grupo Berra Vaca. Saímos da Estação Cultura e descemos a Rua 13 de Maio até a Praça Rui Barbosa. Lá o bloco se encontra com a bateria Alcalina e a festa continua com performances de artistas convidados”, informa Christian Mathias, coordenador do Além da Lona. “Além de celebrar o Dia Nacional do Circo, comemoramos os dez anos do grupo, com uma mostra do nosso repertório”, conta Mathias.
Ele explica que a participação da bateria Alcalina veio a calhar, já que o samba-enredo do bloco este ano teve o circo como tema. “Também paqueramos o Berra Vaca há algum tempo e, este ano, saímos com o bloco, engrossando a percussão, e firmamos uma parceria”, diz Mathias.
Além dos espetáculos do repertório do Circo Além da Lona, a programação tem a participação do grupo paulistano Trupe Trolha e da valinhense Cia Tomara que não Chova. “O Circo Além da Lona está à frente dos eventos, mas participa da programação todo o pessoal ligado às artes circenses. O cortejo é uma menção à tradição do circo de chamar o público para as apresentações com um desfile pelas ruas das cidades”, diz o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi. “Serão vários eventos muito alegres e animados, a começar com o cortejo do Berra Vaca. Teremos espetáculos quarta, quinta e sábado. Só pulamos a Sexta-Feira Santa”, informa Rapassi.
Mesta quarta e quinta, as apresentações de rua ocorrem na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana de Campinas. No sábado, aproveitando a movimentação da feira de artesanato, os espetáculos serão feitos na praça do Centro de Convivência Cultural, no Cambuí. “Geralmente, em torno de 2 mil pessoas circulam pelo Convivência nas manhãs de sábado. Assim, aproveitamos o movimento para divulgar a tradição do circo e levar atrações aos frequentadores”, afirma Rapassi.
No Sesc
O Dia Nacional do Circo é celebrado também no Sesc-Campinas com o espetáculo 'Cabarena - Circo de Variedades', um mix de cabaré e picadeiro. Comandado pela Cia Mimicalado, o espetáculo reúne ainda os grupos e artistas Lumineiro (malabares), Cosmai e Marina (acrobacia), Júlio César (paradista), Calado e Kieta (palhaços) e Tchuchuco (palhaço), com som ao vivo da Jogral Jazz Band.
Comemorações do Dia Nacional do Circo
Nesta quarta-feira (27)
16h — Cortejo Berra Vaca, seguido, às 17h, da Bateria Alcalina e performance de artistas convidados, na Rua 13 de Maio e Praça Rui Barbosa, Centro
20h — Mostra de Vídeo Arte na Rua, na Escola de Circo Além da Lona (Rua Dr. Quirino, 152, Centro, fone: 19 3029-2562)
20h — Espetáculo 'Cabarena - Circo de Variedades', no Sesc-Campinas (Rua D. José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737-1500)
Na quinta-feira (28)
16h — 'Pintando o Sete', com a Cia Trupe Trolhas, na Praça Rui Barbosa, Centro
17h — 'A Chegada de Lampião no Inferno', com Circo Além da Lona, na Praça Rui Barbosa, Centro
Sábado (30)
11h30 — 'Caravana Rolidey', com a Cia Tomara que Não Chova, na praça do Centro de Convivência Cultural, Cambuí
12h15 — 'Ave Rua, Chapéu e Gargalhadas', com Circo Além da Lona, na praça do Centro de Convivência Cultural, Cambuí
Todas as atrações são gratuitas