COPA TROLLER

Valentia colocada à prova

Com novo motor, Troller T4 mostra em rali na Serra da Mantiqueira que mantém a robustez de sempre

Wesley Magalhães
06/05/2013 às 11:27.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:26
Vencedor do Rally dos Sertões em sua categoria, o T4 é produzido pela Troller (empresa que desde 2007 pertence à Ford do Brasil), na fábrica de Horizonete, no Ceará (Divulgação)

Vencedor do Rally dos Sertões em sua categoria, o T4 é produzido pela Troller (empresa que desde 2007 pertence à Ford do Brasil), na fábrica de Horizonete, no Ceará (Divulgação)

Conhecido por sua robustez e valentia, o jipe Troller T4 ganhou na linha 2013 um novo motor 3.2 turbodiesel de 165 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque, fornecido pela MWM International. Para descobrir como o jipe equipado com essa nova motorização se comporta em condições fora de estrada, participamos como convidados da primeira etapa da Copa Troller, rali de regularidade que desembarcou em Águas de Lindóia no último final de semana, atraindo dezenas de ‘trolleiros’.

Em seu habitat natural, um traçado com trilhas rápidas combinado com bom tempo e belas paisagens da Serra da Mantiqueira como pano de fundo, o Troller mostrou que topa mesmo qualquer parada. Logo de saída, encaramos uma subida íngreme, com destino ao Morro Pelado, famoso ponto turístico da região localizado a 1.400 metros de altitude. Nessa condição, usamos apenas a tração 4x2 para testar o fôlego do novo motor 3.2, com turbina de geometria variável (TGV) e pressão de injeção de combustível mais alta, que gera 165cv de potência e torque máximo de 38,7 kgfm.

A cada obstáculo que surgia à frente, o Troller T4 não refugava. Calçado com pneus Wrangler Adventure LT 255/75 R15 da Goodyear, desenvolvidos para uso 50% em asfalto e 50% fora de estrada, o jipe manteve o ritmo durante toda a prova. Quando ativamos o sistema 4x4, o Troller T4 revelou ainda mais toda sua valentia. Nos testes de retomada partindo de baixa velocidade em terceira marcha, víamos as rotações do motor subirem rapidamente e mesmo em um terreno de baixa aderência o limite de corte chegava rápido. Apesar de carregar quatro ocupantes o jipe não demonstrou sentir o peso da responsabilidade. Já o freio a disco nas quatro rodas, equipado com válvula sensível à carga na traseira, segurou o veículo com eficiência em diferentes situações.

Visual robusto lembra antigos jipes 

O Troller T4 tem um design clássico e visual robusto, que lembra os antigos jipes Willys, apreciados pelos fãs da aventura. Conta com espaço para cinco passageiros e capota removível. De acordo com o fabricante, a carroceria em compósito, é de fácil manutenção e não amassa nem enferruja. O chassi de perfil retangular possui alta rigidez torcional e longarinas fechadas, que evitam a penetração de umidade e a corrosão interna.

A grade dianteira e aplique do para-choque tem novas cores: cinza, prata ou da mesma cor da capota, quando o cliente opte por uma cor diferenciada para ela. O emblema 4x4 ganhou detalhes em verde, simbolizando a redução de emissões do novo motor. Snorkel e peito de aço agora são itens de série. Com o snorkel, o T4 pode atravessar trechos alagados, como lagos e riachos, de até 80 cm de profundidade.

SAIBA MAIS 

O interior do T4 não é requintado, mas atende perfeitamente as necessidades de um carro de aventura. O acabamento, apesar de todo em plástico, é bem feito e com encaixes precisos. Os bancos de couro que vêm de série no modelo são confortáveis e proporcionam bom encaixe, mesmo no sacolejar de uma trilha. O painel no modelo 2013 ganhou novas cores e grafismos modernos que facilitam a leitura. Direção hidráulica, trio elétrico, relógio digital, conta-giros, tomada 12V e o ar-condicionado (que permaneceu ligado durante todo o trajeto e se mostrou eficiente sem roubar potência do motor) completam os itens de conforto.

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