LIGA DOS CAMPEÕES

Valencia-PSG e Celtic-Juventus abrem as oitavas de final

O PSG não tem muita tradição, mas impressionou nos últimos meses com contratações milionárias

France Press
11/02/2013 às 17:41.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:04

A fase de mata-mata da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira (às 17h45h no horário de Brasília) com duas das equipes que lideram com folga seus campeonatos nacionais, o Paris Saint-Germain e a Juventus, jogando fora de casa a partida de ida das oitavas de final diante de adversários considerados mais fracos, o Valencia e o Celtic, respectivamente.

O PSG não tem muita tradição em competições continentais, mas impressionou nos últimos meses com contratações milionárias.

Além do sueco Zlatan Ibrahimovic e do brasileiro Thiago Silva, comprados junto ao Milan no início da temporada, o clube parisiense trouxe mais dois reforços de peso em 2013: o jovem meia Lucas, que já havia acertado sua saída do São Paulo em agosto e estreou no início do ano, e o astro inglês David Beckham, que assinou um contrato de cinco meses no fim do dia 31 de janeiro.

No entanto, Beckham ainda está fora de forma e só deve voltar aos gramados em duas semanas.

O meia, que treina separado do grupo em Londres, viajou neste fim de semana a Nova York para assistir ao desfile de moda da sua esposa Victoria na Fashion Week, e quase perdeu a possibilidade de acompanhar seu novo time nas arquibancadas do estádio de Mestalla por causa das fortes nevascas que atingiram os Estados Unidos no últimos dias.

No entanto, o técnico do PSG, Carlo Ancelotti confirmou nesta segunda-feira que, apesar de chegar na Europa mais tarde do que o esperado, o astro estará de volta a tempo para assistir à partida.

Mesmo sem Beckham, o clube parisiense vem mostrando que está em ótima fase, com quatro vitórias seguidas no Campeonato Francês, deixando para trás um início de ano conturbado. Lucas, que estreou no dia 11 de janeiro, ainda não balançou as redes com a camisa do seu novo clube, mas já virou xodó da torcida, mostrando todo seu talento com belas arrancadas e passes de gol para seus companheiros de equipe.

A última rodada da Ligue 1 foi perfeita para os parisienses, que derrotaram o Bastia por 3 a 1 no sábado e abriram seis pontos de vantagem sobre o Lyon, que perdeu pelo mesmo placar de 3 a 1 para o Lille.

Já o Valencia teve um péssimo início de temporada, mas melhorou nos últimos dois meses, desde a substituição do técnico argentino Mauricio Pellegrino por Ernesto Valverde. Hoje, o time ocupa a quinta posição do Campeonato Espanhol, a 25 pontos do líder Barcelona, e vem de uma vitória por 1 a 0 sobre o Celta de Vigo no sábado.

"Não vamos jogar pelo empate. Vamos buscar a vitória diante da nossa torcida porque sabemos que a partida de volta em Paris será mais difícil", afirmou o lateral português João Pereira.

"Valencia é uma boa equipe, muito compacta, que faz pressão no campo do adversário. Eles jogam 'à espanhola', com trocas de passes rápidos", comentou o técnico do PSG, o italiano Carlo Ancelotti.

Na sexta-feira, ele poupou Ibrahimovic, que só entrou no segundo tempo, e o argentino Ezequiel Lavezzi, que deve voltar a ser titular. Lucas parece ter se firmado como meia pelo lado direito e com isso o argentino Javier Pastore e o francês Jerémy Menez devem disputar um lugar pela esquerda.

Na outra partida prevista para esta terça-feira, o Celtic recebe a 'Juve' no caldeirão do Celtic Park de Glasgow. As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2001, protagonizando confrontos explosivos com nada menos do que 12 gols marcados em dois jogos. A 'Velha Senhora' levou a melhor no primeiro ao vencer por 3 a 2 em Turim, mas os escoceses deram o troco em Glasgow com uma triunfo espetacular por 4 a 3.

Doze anos depois, o goleiro Gianluigi Buffon, único remanescente daquela época, vai poder dar aos companheiros uma prévia da sensação de jogar no Celtic Park lotado com 60.000 pessoas.

Até o grande Barcelona de Messi sofreu com a pressão da torcida e perdeu por 2 a 1 para os escoceses no último dia 7 de novembro, sofrendo sua primeira derrota da temporada.

No entanto, assim como o PSG, a 'Juve' reagiu depois de um início de ano complicado e voltou a ocupar uma posição confortável no Campeonato Italiano. No último sábado, derrotou a Fiorentina com autoridade por 2 a 0 e abriu cinco pontos de vantagem sobre o Napoli, que empatou em 1 a 1 com a Lazio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por