Campanha, que termina nesta sexta-feira (10), imunizou menos de 70% do seu público-alvo
Na véspera do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, nesta sexta-feira (10), Ribeirão Preto ainda está longe de alcançar a meta de imunização. As cidades devem atingir cobertura total de 80% do público alvo da campanha, porém, até esta quarta-feira (8) Ribeirão havia imunizado 64,7% dos idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias), profissionais de saúde e doentes crônicos.
Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde, que confirmou neste último levantamento que foram aplicadas pouco mais de 90,7 mil doses. A meta de vacinação de Ribeirão era de 174 mil. A enfermeira responsável pelo programa de imunização municipal, Larissa Gerin, espera por um movimento maior no último dia da campanha, mas não esconde que será difícil cumprir o objetivo. “Sempre temos mais pessoas se vacinando porque tem muita gente que deixa pro último dia. Mas será muito difícil alcançar esses números nesses últimos dias.”
Se Ribeirão não atingir a meta de vacinação terá que esperar por um posicionamento oficial do Ministério da Saúde. “É possível que o Ministério prorrogue novamente a campanha de vacinação porque ainda estamos distantes do número considerado ideal”, disse Larissa, cuja maior preocupação é em relação ao grupo de doentes crônicos, que teve apenas 29,6% de imunização. “No ano passado tivemos nove mortes pelo vírus da Influenza e a grande maioria desses pacientes faziam parte do grupo de doentes crônicos.”
Situação grave
A Secretaria Municipal de Saúde também confirmou esta semana os primeiros dois casos de pessoas que foram contaminados com o vírus H1N1. Os nomes não foram revelados, porém, um deles já recebeu alta e o segundo tem 58 anos, diabetes e segue internado em observação médica. “Essa é uma gripe mais forte e todo mundo fica preocupado. Graças a Deus já estou imune a qualquer tipo de gripe”, afirmou o aposentado Joaquim Mesquita Filho, 75 anos.
O comerciante Iarbas Antônio de Mello, 60, ressalta que também tinha medo de ser contaminado pelo vírus da "gripe suína". “Ficamos sabendo desses casos e não tem como não ficar preocupado, até por causa da nossa idade. Com a vacina agora todo esse medo sai da nossa cabeça", disse.
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que em toda a região foram vacinadas 178,8 mil pessoas até a última quarta-feira (8). O total aguardado era de 335 mil.