Campanha começa no Lar Betel, com a imunização de 90 moradores da instituição
A vacina será aplicada até o dia 26 de abril nas unidades de saúde do município (Fabio Melo/AAN)
A partir das 9h desta sexta-feira (12), no Lar Betel, começa a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2013 em Piracicaba. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a direção da entidade, a ação irá imunizar os 90 residentes da instituição.
Neste ano, o período oficial da campanha vai de 15 a 26 de abril, sendo que o Dia D será realizado no dia 20 de abril.
Devem ser vacinadas as crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, idosos (acima de 60 anos), indígenas, pessoas com doenças crônicas/imunossuprimidos e população do sistema prisional.
A estimativa da secretaria é que 82,8 mil pessoas recebam a vacina em Piracicaba este ano. A meta é que 66,3 mil pessoas sejam vacinadas, o que corresponde a 80% da população-alvo.
Enfermeira responsável do Lar Betel, Indaiara Rugai Lopes destaca a importância da vacinação para a população assistida pela entidade. "A vacina aumenta a resistência deles quanto à exposição ao vírus da gripe e contribui muito para a melhoria da qualidade de vida e a redução de casos de pneumonia entre os assistidos", diz.
Segundo Indaiara, a vacina também é importante para os funcionários da instituição. "Reduz muito o absenteísmo por conta de casos de gripe. Todo o tipo de vacina é necessário e o público-alvo da campanha deve procurar as unidades da rede municipal de saúde para receber a dose."
Postos
Ao longo do período da campanha (15 a 26 de abril), a estrutura da Secretaria de Saúde para a vacinação contará, de segunda a sexta-feira, com 65 postos fixos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programas de Saúde da Família (PSF) e Esalq. Haverá postos volantes na Clínica São Dimas (8h às 15h), Terminal Central de Integração — TCI (7h às 10h30) e Praça Takaki (8h ao meio-dia).
O Dia D contará com 37 postos fixos, 18 volantes e envolverá aproximadamente 250 profissionais da Secretaria. A vacinação dos acamados e nas instituições será realizada nos dias 21 e 28 (domingos).
A campanha na zona rural está programada para o dia 27 de abril com cinco postos fixos, 61 volantes e 12 equipes volantes.