VITÓRIA

União Europeia proíbe venda de cosméticos testados em animais

Os grupos de defesa dos animais comemoraram a medida

06/03/2013 às 08:09.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:06

Fonte: Portal IG

A União Europeia baniu a venda de novos cosméticos contendo ingredientes testados em animais, com efeito imediato nesta segunda-feira (11).

Os grupos de defesa dos animais comemoraram a medida, mas representantes da indústria, que movimenta cerca de R$80 bilhões, afirmou que a proibição frearia a inovação do setor.

Além disso, embora a proibição vá salvar milhares de animais como cachorros, coelhos e porcos-da-índia, os efeitos para o consumidor não serão imediatamente notados, porque os produtos que contêm ingredientes que foram testados em animais antes da medida continuarão à venda.

A Comissão Europeia afirmou que a decisão “está alinhada com o que muitos cidadãos europeus acreditam: que o desenvolvimento de produtos cosméticos não precisa ser feito com testes em animais”.

O bloco econômico proíbe testes em animais de cosméticos prontos desde 2004, mas a proibição de testes de ingredientes em animais só foi proposta há quatro anos, mas deixou brechas para alguns procedimentos, após a resistência dos fabricantes.

Os mercados americano e asiático ainda não têm medidas similares.

Representantes do setor alertam que a proibição veio cedo demais, porque ainda não existem alternativas para alguns testes específicos, sem os quais não é possível garantir a segurança de todos os ingredientes.

Mas a Comissão Europeia afirmou que deverá levar o tema com seus parceiros comerciais, como Estados Unidos e China, para promover a universalização da proibição. “A Comissão fará deste tema uma parte integral de sua agenda e cooperação internacional,” disse em comunicado.

Novos cosméticos produzidos fora da Europa contendo ingredientes testados em animais ainda podem ser vendidos na Europa, desde que seus fabricantes consigam provar sua segurança à UE sem usar dados fornecidos por estes testes. E a proibição não valerá para ingredientes considerados farmacêuticos e não cosméticos, por estarem sob leis diferentes.

Veja também

Casacos feitos com pelo de cachorro Estúdio na França confecciona roupa com pelo dos animais para donos que querem ficar perto de seus pets o tempo todo Cachorro vira guia de amigo labrador cego Quando a amizade supera qualquer tipo de adversidade Elefanta Maison deve ganhar casa nova nesta semana Estado ainda precisa emitir autorização para uso de recinto que custou R$ 644 mil Surfista atacado defende tubarões ameaçados Autor de vários livros e palestrante da causa animal, Jonathan vê a importância da conscientização ambiental

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por