VESTIBULAR

Unesp tem baixa abstenção na 1ª fase

67 mil compareceram aos exames presenciais, confiando nas medidas anticovid

Raquel Valli/ Correio Popular
02/02/2021 às 12:56.
Atualizado em 22/03/2022 às 08:42
Vestibulandos concentrados diante de local de prova: exame da Unesp manteve o n?vel de dificuldade (Importação)

Vestibulandos concentrados diante de local de prova: exame da Unesp manteve o n?vel de dificuldade (Importação)

A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) foi bem-sucedida em sua estratégia para evitar o possível alto índice de abstenção nas provas da primeira fase do seu vestibular, realizada presencialmente no último final de semana. Confiantes nas medidas de prevenção à covid- 19 adotadas pela instituição, 67.369 dos 80.476 candidatos prestaram os exames, o que equivale a uma desistência de somente 10,29%. Uma das precauções tomadas pela Unesp foi aplicar a prova em dois dias, o que evitou aglomeração entre os vestibulandos.

Em relação ao conteúdo dos exames especificamente, o professor Daniel Cecílio, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, considerou que as duas provas tiveram mais semelhanças do que diferenças. De modo geral, disse, a primeira fase "foi bem feita, equilibrada, justa, com grau de exigência adequado, cobrando do aluno aquilo que ele deve saber: interpretar um texto, um gráfico e o contexto histórico em que está inserido".

Perfil de prova

Houve ainda várias questões com caráter multidisciplinar. "A Unesp manteve seu perfil de prova, e o aluno que estava bem preparado deve ter tido sucesso, o que o levará para a segunda fase", acrescentou Cecílio. Ainda de acordo com ele, uma das únicas diferenças entre as provas de sábado e domingo foi o grau de dificuldade exigido em algumas questões.

De maneira geral, avaliou, as perguntas de história e de matemática, no domingo, foram mais difíceis do que as de biológica, no sábado. A lista dos aprovados da primeira fase será divulgada dia 17 de fevereiro. Os exames da segunda fase serão aplicados em 28 de fevereiro. Nessa etapa, haverá uma redação e questões objetivas específicas dos cursos escolhidos pelos vestibulandos.

O resultado geral será divulgado em 19 de março. Para o vestibular 2021, a Unesp oferece 7.630 vagas, sendo 3.829 destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), ou seja, para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Deste porcentual de cotas, 35% são destinados para indígenas, pretos e pardos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por