Aplicativo

Uma nova vitrine

Mobile commerce cresce entre os brasileiros e dá ao WhatsApp a função de aproximar lojistas e clientes e ser um canal eficiente para compras

Raysa Figueiredo / Especial para a AAN
20/03/2015 às 14:23.
Atualizado em 24/04/2022 às 03:06
Aplicativo  (Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN)

Aplicativo (Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN)

Pesquisa recente do Paypal investigou os hábitos de compras de 17,5 mil consumidores em 22 países, incluindo o Brasil. E demonstrou que o comércio via dispositivos móveis cresce quase três vezes mais do que a média do e-commerce tradicional. Apesar desse aumento, o mobile commerce ainda é relativamente pequeno se comparado ao percentual que ocupa no total de gastos globais no comércio virtual. De acordo com o levantamento, smartphones respondem por 9% dos gastos on-line feitos por meio de dispositivos móveis e os tablets, 5%. A pesquisa apontou, também, que 28% dos consumidores on-line afirmaram ter comprado por meio de smartphones nos últimos 12 meses e 20% disseram que efetuaram a compra via tablet.   Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN A evolução do comércio com esse tipo de aparelho é liderada por jovens adultos, tanto que 59% dos compradores têm idades entre 18 e 34 anos. É um público que recorre a plataformas digitais variadas para adquirir produtos e contratar serviços, uma ajuda e tanto para resolver a vida. Além das lojas on-line, do Facebook e do Instagram, o WhatsApp também entrou nessa onda. Criado para envio de mensagens de texto, de áudio e vídeos, o aplicativo se destaca, agora, como ferramenta importante para quem não abre mão da tecnologia na hora de fazer compras.AmoSapatoInaugurada em dezembro de 2011, a loja trabalha com sapatos, em sua maioria de desenvolvimento próprio, mas também oferece produtos de marcas famosas.WhatsApp: (19) 97122-7797 Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN Lívia Martins, proprietária da AmoSapato; na página ao lado, produtos da loja A ideiaLívia Martins, proprietária – Começamos com Instagram e Facebook, que geraram demanda de novas clientes. Elas solicitavam fotos e preços via WhatsApp e decidimos atendê-las. O aplicativo é uma ferramenta rápida e sem custo que facilitou nossa comunicação. Utilizamos essa ferramenta há cerca de um ano, mas faz seis meses que intensificamos as vendas via WhatsApp. Agora, temos dois números de contato.As vendas Nosso processo é bem simples. Geralmente, postamos fotos dos sapatos com o número do WhatsApp e a cliente entra em contato. Por meio da ferramenta, respondemos dúvidas relacionadas a preço, numeração e calculamos o frete na hora via site do Correios. O pagamento pode ser feito com cartão ou depósito em conta. Atendemos clientes do Brasil todo e já vendemos para Bahia, Rio de Janeiro e Cuiabá, mas, principalmente, para o Interior de São Paulo. Também usamos o aplicativo para informar sobre promoções e eventos na loja.As trocasA política é similar à de uma loja online, mas diferente da loja física porque tem a questão do frete. O resto é igual. Trocas de sapatos comprados na loja virtual ou nas redes sociais podem ser feitas em dez dias a contar do recebimento da mercadoria. O custo de envio da devolução para a loja é por conta do cliente e o reenvio para o cliente cabe à loja. Produtos com defeito perceptível serão trocados e enviados para conserto ou será feito o reembolso em crédito de produtos para a cliente.Vale a pena?As clientes de WhatsApp são bem decididas e as vendas, rápidas. A mulher de hoje não tem muito tempo para planejar suas compras, por isso, o aplicativo é uma excelente ferramenta. A maioria dos contatos é feita durante o almoço ou à noite, daí ser necessário um investimento de tempo. Body BloomA loja funciona desde agosto de 2007 e é voltada para o público feminino. Comercializa roupas, lingeries, pijamas e homewear e conta com um espaço de moda fitness. WhatsApp: (19) 99165-6066 Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN Patrícia Caetano, proprietária da Body Bloom, e o interior da loja A ideiaPatrícia Caetano, proprietária – O WhatsApp apareceu como ferramenta para estreitarmos o contato com as clientes. A intenção é nos aproximarmos de cada uma, para entender suas necessidades. Apesar de ser um contato direto, a consumidora pode visualizar e responder a mensagem quando for de sua vontade. Consideramos algo menos invasivo e menos formal do que uma ligação, por exemplo. Recorremos ao aplicativo desde que ele se popularizou, há aproximadamente dois anos.As vendasSemanalmente, enviamos imagens e mensagens para as clientes e, quando há interesse, reservamos o produto. Algumas vezes, as consumidoras vêm até a loja; em outras, levamos os itens até elas.Vale a pena?Com certeza. Mesmo que não ocorra a venda de determinada peça, o WhatsApp é uma ferramenta excelente de comunicação e contato entre a loja e as clientes. Imperial MadeVoltada ao público masculino, a marca nasceu em 2007 como um hobby e inaugurou sua primeira loja em outubro de 2013, em Americana. Seis amigos e fãs da empresa se uniram ao fundador para iniciar a expansão, que incluiu a abertura da segunda unidade, em dezembro de 2014, no Cambuí.WhatsApp: (19) 99841-9874 Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN Fabrício Macias Rodrigues da Silva e Ricardo Bragalha, um dos sócios e o fundador da Imperial Made; abaixo, a loja A ideiaFabrício Macias Rodrigues da Silva, sócio e responsável pelo marketing – A ideia veio baseada em estudos e acompanhamentos realizados nos principais canais expoentes do marketing digital da nova geração. Pensamos: “Poxa, eu passo a maior parte do dia no WhatsApp, bem mais do que no Facebook. Então, por que não estarmos lá com nosso consumidor, que tem esse mesmo perfil?”. Começamos a trabalhar com o aplicativo em novembro de 2014.As vendasExistem dois tipos de venda baseada na abordagem, a ativa e a passiva. A primeira é baseada no cadastro de clientes da loja. Sempre que uma pessoa compra conosco, fisicamente ou pela web, cadastramos o celular dela, perguntamos se ela aceita participar e receber promoções. Depois, sempre que chega uma peça nova (a cada 15 dias) ou quando há evento/promoção, entramos em contato com esse cliente informando sobre novidades e condições. A venda baseada na abordagem passiva é quando divulgamos o número do nosso WhatsApp e o cliente vem até nós interessado em alguma peça.As trocasTemos a mesma política de trocas da loja física. Isso ocorre porque, como a venda não é feita fisicamente e o consumidor não consegue experimentar, temos que ter esse cuidado.Vale a pena?É muito positivo. O WhatsApp hoje, entre nosso público-alvo, já supera o tempo dedicado ao Facebook. O método “tecnológico” de venda é fácil. O atendente conversa on-line com o cliente, manda fotos de opções que interessem a ele, efetiva a compra por depósito e recebe a encomenda pelos Correios ou, se for de Campinas e preferir, retira o pacote e paga na loja para não ter frete. Nas diferentes possibilidades, o consumidor tem acesso a todos os produtos da marca e às promoções em vigor nas lojas físicas. Santa Costura de Todos os PanosA marca foi criada em 2006, mas somente em 2010 inaugurou a loja física. A empresa é especializada em roupas, calçados, acessórios, bolsas e óculos, tudo voltado para as mulheres. WhatsApp: (19) 97409-7641   Foto: Giancarlo Giannelli/Especial para a AAN Gabriele Meirelles, estilista e proprietária da Santa Costura de Todos os Panos, e algumas roupas da marca A ideiaGabriele Meirelles, estilista e proprietária – O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação bastante usada por nossas clientes, por todas as pessoas. É uma maneira mais sutil de abordarmos a consumidora, mas é bem objetiva. A pessoa pode abrir a mensagem quando quiser ou puder. Hoje, todos vivem com pressa e nossas clientes não têm tempo de chegar e olhar tudo. Com o aplicativo fica mais rápido e fácil. Além disso, para a loja, o custo é irrisório; basta ter acesso à internet e um celular com boa resolução para fotos. Trabalhamos com a ferramenta há mais ou menos seis meses.As vendas Cadastramos nossas clientes e, como o atendimento é pessoal, fazemos anotações sobre cada uma, buscamos conhecê-las ao máximo. Com essas informações, quando chega uma peça que atende ao perfil da consumidora, mandamos a foto pelo aplicativo. Ela sempre gosta e vem à loja para buscar. Não ficamos enchendo a cliente de fotos; enviamos imagens direcionadas. Também temos público em outras cidades e estados. Mandamos opções de peças, as compradoras escolhem, fazem o depósito em conta e enviamos pelos Correios.As trocasElas funcionam da mesma forma do que na loja física.Vale a pena? É bastante positivo. Investimento muito baixo, rapidez no processo. É uma maneira discreta de abordar as clientes, dando liberdade para receber e enviar mensagens.

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