JOVENS E ADULTOS

Uma escola diferente

Aulas flexíveis e projetos ajudam alunos que pararam de estudar e precisaram voltar

Adriana Ferezim
14/10/2013 às 16:07.
Atualizado em 25/04/2022 às 00:22
Professores e estudantes plantaram as hortaliças em garrafas PET e aprenderam sobre alimentos (Divulgação)

Professores e estudantes plantaram as hortaliças em garrafas PET e aprenderam sobre alimentos (Divulgação)

Os motivos pelos quais muitos alunos tiveram de abandonar os estudos no ciclo II do Ensino Fundamental ou até mesmo o Ensino Médio são diversos. Em comum, homens e mulheres que um dia pararam de frequentar a escola, hoje precisam voltar por causa da exigência do mercado de trabalho. A informação é de Lucia Cristina Casaroto Jodas Gardel, diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Professor Antonio José Falcone, a antiga escola industrial, em Piracicaba.Como essa escola, só existem 22 unidades no Estado, coordenadas pela Secretaria Estadual da Educação. Há três mil pessoas matriculadas de Piracicaba e cidades da região, como Limeira, Conchas, Capivari, Rafard, Rio das Pedras, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e até mesmo de localidades mais distantes, como Tietê. O motivo de tanta procura é a flexibilidade de horário das aulas. A liberdade de poder estudar em casa e tirar dúvida com o professor na sala de aula, uma vez por semana, no melhor horário que convém ao aluno, que geralmente é trabalhador e tem família, é um facilitador. Foto: Divulgação A diretora Lucia Cristina mostra a horta vertical feita pelos alunos “Cada um tem uma história de vida que levou a deixar os estudos na 5ª, 6ª série do fundamental ou até mesmo no 3º ano do Ensino Médio. A maioria contou que precisou trabalhar para ajudar a família e isso é relatado tanto por homens quanto por mulheres. Já entre as mulheres, a gravidez foi um fator que levou as jovens a sair da escola”, disse a diretora.Segundo ela, são poucos os casos de pessoas que querem concluir os estudos por sonho e há ainda os que têm desejo de frequentar a faculdade. “Temos alunos que concluíram o Ensino Médio e ingressaram no Ensino Superior”, disse. “A maioria volta a estudar a pedido da empresa em que trabalha ou até mesmo para conseguir emprego ou mudar, conquistar algo melhor”.Há ainda, alunos na faixa dos 30 anos, que voltam à sala de aula para poder ajudar os filhos que estão em idade escolar. Nesse caso, são pais e mães que não concluíram o ensino fundamental. “O interesse dos alunos, atualmente, é pelo ensino médio”.Podem frequentar o Ceeja, pessoas com mais de 18 anos, mas segundo a diretora, a maior parte tem entre 24 e 40 anos. “Pesquisa que fizemos sobre o perfil do aluno, revelou esses dados e também mostrou que as mulheres são maioria na escola”.Não há limite de tempo para o estudo. O aluno pode concluir a série que deixou de cursar em um mês ou em três anos. “Temos muitos casos de pessoas que começam, param por causa do trabalho ou da família, mas retornam”.AMBIENTEA escola tem um ambiente diferenciado. O prédio está bem conservado, é bem iluminado e aconchegante. Tem tapete, vaso, itens de decoração, como cortinas, enfeites em todas as salas e é impecavelmente limpo, não se ouve barulhos altos e por isso, também se assemelha a uma biblioteca.Em cada canto, na área interna ou nas mesas da área externa, em frente ao jardim, há pessoas lendo livros, estudando para poder tirar as dúvidas com os professores. Eles ficam nas salas de aula, aguardam a chegada dos estudantes.Quando há um bom número de pessoas na sala, depois de esclarecer a dúvida de todos, promovem projetos para despertar ainda mais o interesse por novos conhecimentos dos alunos.Desde o ano passado, a escola começou os projetos na área de Alimentação e Saúde, que contou com a participação de nutricionistas da Universidade Metodista de Piracicaba. No ano passado, foi editado um livreto com várias receitas saudáveis e os estudantes puderam conhecer a cozinha experimental do Sesi, onde aprenderam a aproveitar partes que geralmente são descartadas dos alimentos, como talos e folhas.Neste ano, a iniciativa resultou na produção da Horta Vertical, feita com material reciclável.Garrafas PET fixadas em dois pallets tornaram-se minicanteiros de hortaliças. Hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, rúcula e poejo foram cultivados pelos alunos durante o curso. “Com isso eles foram motivados a buscar uma alimentação mais saudável e também a aprender a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências da Natureza.O projeto foi realizado pelos professores Ana Lucia Dizeró Comitre, Maria Cristina Rocha Dias, Wilson Gonçalves de Camargo, Mirian Copoli Canussi, Norma Regina Gasparini Barbosa e Sandra Aparecida Tabai.Os estudantes colocaram literalmente as mãos na terra. A montagem da horta ocorreu no dia 8 de outubro e eles também levaram para casa algumas hortaliças cultivadas na escola. “Buscamos estimular os alunos a reaproveitar materiais que iriam para o lixo para cultivar suas próprias hortaliças”, explicou a diretora. CRIATIVIDADE Foto: Divulgação Professora Lucia orienta alunos durante aula do projeto de releitura A diretora do Ceeja Piracicaba Lucia Cristina Casaroto Jodas Gardel informou que os projetos realizados com os alunos permitem a eles vivenciar outras experiências do conhecimento. Por isso, um dos que mais têm despertado o interesse dos alunos, é o de arte. Idealizado pela professora Lucia Cristina Barbosa, os estudantes estão fazendo uma releitura das imagens das obras do artista plástico Romero Brito."Os alunos estudaram a biografia do artista e têm produzido trabalhos artísticos baseados em suas obras com lápis e também com tinta. A professora separa algumas figuras que estão nas obras de Romero Brito e os alunos desenvolvem a própria criatividade", explicou a diretora.Os quadros dos alunos tornaram mais alegre um dos murais e a cozinha da escola. "Essas experiências contribuem para o aprendizado e também para o desenvolvimento particular de cada aluno".Segundo a professora, o projeto pode contribuir para o processo pessoal de criação dos alunos, "como também para o conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas".Os estudantes também conheceram a Pinacoteca de Piracicaba, na sexta-feira (11). "A visita possibilitou um contato visual com as diferentes formas de expressão artística, ampliando as competências e habilidades dos alunos de Arte", explicou a professora.A escola irá promover uma mostra dos trabalhos dos alunos. A data ainda será agendada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por