PIRACICABA

Um workshop de culinária baseado em sementes e brotos

Guru apresenta benefícios da dieta viva, baseada em sementes, brotos e vegetais

Juliana Franco
13/05/2013 às 05:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:36
Especialista em alimentação viva e orgânica, Guru Jay ministra workshop (Del Rodrigues)

Especialista em alimentação viva e orgânica, Guru Jay ministra workshop (Del Rodrigues)

Farinha branca e açúcar estão banidos do cardápio, assim como carnes, ovos e leites. Os alimentos nunca são preparados no fogão, utilizado apenas para esquentar sopas e ensopados vegetais. O “medo de ficar com fome” é comum à maioria das pessoas quando uma dieta viva – baseada em sementes germinadas e brotos combinados com vegetais crus – é apresentada. Mas, segundo adeptos desta corrente, a alimentação viva é mais saudável do que a convencional e ao contrário do que muitos pensam, o alimento nestas condições traz maior saciedade ao corpo.

“Quando não cozido, o alimento tem preservada a vitalidade, as enzimas digestivas e toda a estrutura de informações essenciais que facilitam a assimilação pelo corpo. O mesmo ocorre quando são congelados”, explica Luiz Fernando Alcover Saldanha, o Guru Jay.

Com o objetivo de mostrar os benefícios da dieta, ele realiza no próximo dia 18, o II Workshop de Culinária, que nesta edição traz o tema “Alimentação Viva e Orgânica” - o primeiro ocorreu no mês passado e falou sobre os benefícios da soja. Mas, além da qualidade do alimento, o efeito visual do prato, que também é importante, será abordado . “A culinária é uma arte. Por isso, por meio de nossas receitas da alimentação viva, transformamos o prato natural em algo atrativo para olhos, já que também comemos com a visão e o olfato”, conta o Guru.

Durante o workshop, as propriedades e a receita do suco da luz do sol, que é desintoxicante, serão apresentadas. O prato principal é um macarrão de abobrinha com molho de tomate e queijo macadâmia. A sobremesa e o pão estão inclusos no cardápio.

“Este tipo de alimentação é milenar, mas ficou esquecida por anos. Atualmente, grande parte do que ingerimos são alimentos desvitalizados, gordurosos e calóricos. Contêm apenas calorias vazias. Este tipo de alimento só tem valor energético, mais nada”, explica o Guru Jay.

Vegetariano há oito ano – há dois anos se tornou vegetariano vegano, que não ingere nada de origem animal –, o Guru Jay se especializou em alimentação viva pela PUC Rio de Janeiro. Além disso, pesquisou e estudou o segmento em Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Bélgica e no Tibete.

“Esta foi uma opção que fiz respeitando os meus valores ético, moral e também pensando em minha saúde”, afirma.

Inscrições abertas

O II Workshop de Culinária “Alimentação Viva e Orgânica” ocorre no dia 18, das 10 às 15 horas, no Ganesha Espaço Cultural. São oferecidas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas por telefone.

O valor é R$ 80. As 10 primeiras pessoas que se inscreverem ganharão uma semana de ioga – as aulas são ministradas por Luiz Fernando Alcover Saldanha, o Guru Jay.

Além disso, todos os participantes concorrem a brindes fornecidos pelos patrocinadores do evento.

O Ganesha Espaço Cultural fica na rua Fernando Febeliano da Costa, 1.093, bairro dos Alemães. O telefone para inscrição é (19) 3434-6188 e 8117-1959.

Outras informações sobre o espaço, as atividades oferecidas e a corrente alimentar podem ser obtidas pelo site www.ganeshacultural.com.br. Mais dois módulos do Workshop de Culinária estão previsto para serem realizados nos próximos meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por