CARLO CARCANI

Um time que muda a cada rodada

Carlo Carcani
13/02/2013 às 22:55.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:39

O Guarani tem o 12º ataque do Paulista, com oito gols em sete partidas. Dos oito, apenas dois foram marcados por um atacante. Os outros foram de meias (4), volante (1) ou zagueiro (1). Não é preciso ser um profundo conhecedor do futebol para perceber que tem algo errado em uma equipe na qual os atacantes possuem o mesmo número de gols dos atletas cuja primeira função é desarmar.

Assim que chegou ao Brinco, o técnico Branco comentou que o elenco tinha sete volantes e nenhum centroavante. É um erro notório de planejamento, mesmo se levarmos em consideração que a diretoria assumiu o comando do clube em um momento de turbulência política e com enormes dificuldades financeiras. Afinal, todo mundo já sabia que os primeiros meses seriam difíceis, da mesma forma que todo mundo sabe que um elenco precisa ter no mínimo dois centroavantes.

Depois de sete rodadas, o clube finalmente anunciou a contratação de um camisa 9. Fernando Gaúcho está de volta e só depois de alguns jogos vamos descobrir se ele será capaz de repetir o sucesso de sua primeira passagem pelo clube. Ele estava no Alecrim e não é um nome de impacto, mas compreendo que o Guarani, com suas enormes limitações orçamentárias, resolva apostar em um jogador com seu perfil. O que não dá para entender é porque o clube ficou sete rodadas sem nenhum centroavante se Fernando Gaúcho sempre esteve à disposição.

Assim que resolveu dispensar Ronaldo e Schwenck, dupla que foi muito mal na Série B, a diretoria já deveria ter pensado em dois nomes de reposição. Fernando Gaúcho seria uma opção fácil e acessível. Deveria estar à disposição desde o início da competição. Assim, o clube poderia procurar, com mais tranqüilidade, um centroavante de mais qualidade. Começar o campeonato sem nenhum centroavante foi um erro grave. Reconheço a enorme dificuldade de administrar um clube sem recursos, mas se teve tempo e dinheiro para contratar sete volantes, o Guarani errou feio ao não contratar centroavantes.

Fernando Gaúcho deve estar muito motivado e isso pode ajudar. Mas está longe de ser um "bom centroavante", como tantas vezes prometeu o presidente Álvaro Negrão. Felizmente, ele vinha jogando no Alecrim e não deve demorar para entrar em campo, como aconteceu com tantos outros reforços. O Guarani cometeu vários erros na formação do elenco para o Paulistão. A cada rodada o elenco sofre várias mudanças e, apesar de ainda ter tempo para reagir, o risco de mais um rebaixamento é grande. O que se espera é que o time evite a queda e que a diretoria aprenda com os erros iniciais e faça tudo diferente na Série C.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por