ALUNOS

Um terço das vagas da Unicamp é da rede pública

Índice leva em consideração, estudantes aprovados no vestibular e os que entraram por meio de programas sociais

Agência Anhanguera de Notícias
25/04/2013 às 17:27.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:46
Unicamp está entre as melhores do mundo (Cedoc/ RAC)

Unicamp está entre as melhores do mundo (Cedoc/ RAC)

Um terço das vagas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deste ano foi preenchido por estudantes da rede pública de ensino.

A partir de 2013, o índice leva em consideração, além dos estudantes aprovados no vestibular, os que entraram pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis). O percentual representa 1.107 estudantes da rede pública – sendo 53 do ProFis –, de um total de 3.320 vagas em cursos de graduação.

O índice de matriculados autodeclarados pretos, pardos e indígenas (de acordo com a classificação do IBGE) é de 8,3%, ou seja, 277 estudantes. O índice geral de pretos, pardos e indígenas matriculados na Unicamp em 2013 é de 14,2%: 472 estudantes.

Benefícios

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), implantado em 2004, bonifica os candidatos da rede pública na nota final e prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase.

Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final.

Já o ProFis, que formou sua primeira turma em 2012, para ingresso em 2013, é um curso sequencial de dois anos que possibilita o ingresso, na Unicamp, de estudantes das escolas públicas de Campinas, selecionados pelas notas do Enem.

Isenção da taxa

A Comvest está com inscrições abertas para os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2014. As inscrições devem ser realizadas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br

Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 28 de maio.

As isenções são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 750,00 por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por