Desenvolvido ao longo de sete anos por Jonathan Blow (criador do cultuado 'Braid'), jogo tem puzzles enigmáticos em ilha misteriosa
Mesmo antes de ser lançado, The Witness chamou atenção por seus trailers com cenários coloridos e bem detalhados de uma ilha vazia, sem animais (Divulgação)
The Witness é mais uma daquelas provas esporádicas de que um belo e desafiante game não precisa de um enredo complexo ou aspirações megalomaníacas para se manter em pé. O puzzle, uma espécie de enigma, criado por Jonathan Blow (o mesmo cérebro por trás do conhecido game independente Braid, de 2009), demorou nada menos que sete anos para ser produzido, mas finalmente está disponível para PS4 e PC. Mesmo antes de ser lançado, The Witness chamou atenção por seus trailers com cenários coloridos e bem detalhados de uma ilha vazia, sem animais. O jogo atiçou a curiosidade dos espectadores, que provavelmente esperaram algo além de muitas árvores bonitas e labirintos abstratos para atrair a atenção e garantir a jogabilidade. Estavam todos enganados: o jogo é exatamente sobre esses labirintos. O foco de The Witness está em resolver pequenos painéis no estilo “ligue os pontos” que ficam cada vez mais complicados e exigem grande concentração em tudo, principalmente no cenário além destes painéis. Não há tutoriais nem algum tipo de ajuda explícita, embora a lógica para resolver cada um dos cerca de 700 enigmas siga uma certa ordem.