Prefeita diz que ano eleitoral impediu posse de conselheiras no ano passado
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), empossou na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O projeto de lei que criou o conselho foi assinado há exatamente um ano, na mesma data comemorativa, em 2012.
Segundo a prefeita, a demora aconteceu por causa do ano eleitoral. “Poderiam achar que eu estava querendo me beneficiar”, disse. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria Sodré, a espera também tem outro motivo. “Como o mandato das conselheiras dura dois anos, escolhemos a data para que o conselho seja renovado sempre no Dia da Mulher”, afirmou.
A posse ocorreu em cerimônia no Palácio Rio Branco. Segundo Darcy, a função do conselho será o de guiar a criação de políticas públicas para a mulher, além de atuar de forma integrada com a Coordenadoria da Mulher e a Casa Abrigo, que atende mulheres vítimas de violência. “É muito gratificante comemorar o Dia Internacional da Mulher empossando o conselho”, afirmou a prefeita.
Nesta sexta-feira, foram apresentadas as 33 integrantes do conselho – todas mulheres. A primeira reunião do grupo está marcada para o próximo dia 19 de março. A partir daí, serão definidas as funções de cada uma dentro do conselho.