FÓRMULA 1

Tricampeão critica decisão de Vettel

O escocês Jackie Stewart ficou decepcionado: " Isso foi muito infeliz, não esperaria isso de Sebastian"

Agência Total Race
25/03/2013 às 14:32.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:08

Tricampeão mundial em 1969, 1971 e 1973, Jackie Stewart foi mais um crítico da atitude de Sebastian Vettel durante o GP da Malásia. O piloto da Red Bull teve ordens do pitwall para não atacar Webber no fim da prova e as desobedeceu. Stewart entendeu o ponto de vista de Vettel, mas classificou sua atitude como “não ideal”.

“Talvez não fosse ideal para aquele piloto, mas o outro estava liderando a corrida e a equipe queria ter certeza que terminariam”, disse ao TotalRace em Sepang. "Bem, o rádio estava funcionando, eu acho. Isso foi muito infeliz, não esperaria isso de Sebastian”, admitiu o escocês. “Vamos esperar para ver. Essas coisas acontecem. às vezes elas cicatrizam, às vezes elas não cicatrizam. Não é bom para a equipe, não é bom para os mecânicos, para os donos e para um bom relacionamento”, concluiu o ex-piloto.

Mark Webber

A ordem de equipe para os pilotos da Red Bull manterem posições após a última parada do GP da Malásia, ignorada por Sebastian Vettel, reacendeu a polêmica da interferência dos interesses dos times nos resultados das corridas. A história da Fórmula 1 é recheada de episódios do tipo desde seu início, mas o fato da esportividade ser deixada de lado para moldar corridas sempre foi um assunto espinhoso entre os fãs.

Prejudicado na Malásia após liderar boa parte da prova, Mark Webber disse entender a frustração de quem assiste às provas, mas salienta que o mesmo ocorre em muitos outros esportes.

“Posso entender a posição dos fãs, sendo um grande admirador de todos os esportes. Mas já me senti mal vendo outras modalidades, como o ciclismo, com cenários difíceis de entender para os fãs. Há modalidades em que é difícil compreender tudo o que está envolvido e esse é um destes esportes.”

Apesar de Webber ter dito que, até antes da liberação das ordens de equipe, no início de 2011, a equipe sempre usou deste tipo de expediente, Vettel afirmou que é algo novo para a dupla e que tem a ver com a preocupação com o desgaste de pneus.

“No passado, quando tínhamos uma situação em que estávamos perto um do outro, costumávamos brigar. Obviamente, pelo fato de não saber quanto tempo os pneus vão durar, é um risco muito grande ignorar a ordem e arriscar uma dobradinha – até porque sabemos que podemos terminar em oitavo e nono se acabarmos com os pneus brigando na pista. Cometi esse erro e peço desculpas. Sei o quanto prejudiquei Mark e a equipe.”

Além da polêmica entre Webber e Vettel, Nico Rosberg foi impedido por Ross Brawn de ultrapassar Lewis Hamilton, terceiro colocado. Na etapa anterior, na Austrália, foi Paul di Resta quem acatou as ordens da Force India para não superar o companheiro Adrian Sutil.

As ordens de equipe na Fórmula 1 foram banidas oficialmente entre 2003 e 2010, mas nunca deixaram de acontecer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por