Local ficará fechado até o final de novembro; obras fazem parte da construção de viaduto
A partir deste domingo (30), às 8 horas, será fechado um trecho da rotatória no Trevo Waldo Adalberto da Silveira, na Zona Leste de Ribeirão Preto, para a continuidade das obras do viaduto. O trabalho faz parte da remodelação do ‘Trevão’, que passará por cima da futura ligação direta, em pista dupla, entre a Rodovia Abrão Assed (SP-333) e a avenida Castelo Branco.
O local ficará interditado até o final de novembro e foi programado um desvio de tráfego. Os carros que vierem do Anel Viário Sul (Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, subindo ao lado do Novo Shopping) e forem entrar em Ribeirão Preto ou seguir para a Pista Norte (sentido Orlândia) da Via Anhanguera (SP-330) deverão tomar a estrada para Serrana, entrar no primeiro acesso à direita, no Trevo Dr. Luís Carlos Raya, distante cerca de 700 metros do local onde está sendo erguido o viaduto, para retornar para a rotatória.
As concessionárias Autovias e Vianorte, que administram o trecho, informaram que todo o desvio estará sinalizado e com iluminação para o período noturno. Serão implantadas placas de orientação na Anhanguera, Prefeito Antonio Duarte Nogueira e Abrão Assed. Algumas advertirão para a redução de velocidade no trevo, que será de 40km/h.
Ainda serão instalados dois redutores de velocidade, sendo um na rodovia de Serrana, em direção ao trevo, e um na própria rotatória, antes da alça de acesso da Pista Sul.
Obra
A parte do trevo interditado será toda escavada até uma profundidade maior de 5 metros. Esta etapa será necessária para a retirada da terra ao redor das seis estacas já implantadas no local. Feitas de concreto armado, elas foram cravadas a 23 metros de profundidade. O diâmetro de cada uma pode variar de 1,20 m a 1,60 m.
Essas estruturas já apoiam blocos de apoio que, por sua vez, serão as bases das vigas de sustentação da laje do viaduto. Em seguida será construído o pilar central de toda a obra. Aproximadamente, 60 profissionais da Leão Engenharia e da Latina Manutenção estarão envolvidos nestes trabalhos.
No lado oposto desta interdição, na parte do trevo que fica, exatamente, em frente ao final da avenida Castelo Branco, houve um alargamento da pista. Até domingo serão implantadas duas novas faixas. Isso será feito para que as duas faixas hoje existentes sejam destruídas e o mesmo processo de implantação do viaduto deste lado da obra seja feito. As atividades são fiscalizadas pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).