Tragédia no Sul 1
Carlos Alberto Bizari
Administrador, Campinas
Muito tem se falado do incêndio ocorrido no Rio Grande do Sul, mas as autoridades sequer estão lembrando da superlotação nas igrejas e centros de compras. Grande parte das igrejas sequer tem porta de emergência. Algumas delas as têm, porém, estão lacradas com cadeado e trancas. Outras, com piso superior, só têm entrada estreita e escadarias sem corrimão. E então, como ficamos? Vamos esperar um acidente?
Tragédia no Sul 2
Alberto Buscaglione
Economista, Campinas
Precisou uma tragédia, que matou mais de 230 pessoas numa casa noturna, para o Brasil inteiro se mexer e fiscalizar locais com grandes aglomerações de pessoas. Coisa que devia ter sido feita normalmente, periodicamente, pelas autoridades omissas e displicentes. Agora que precisamos e podemos fazer valer as leis, aparecem pessoas irresponsáveis, que apesar de estarem fora da lei, utilizam de subterfúgios da lei para continuar com suas arriscadas atividades, zombando com a vida das pessoas. Por isso, aqui vai uma sugestão (...): feita a fiscalização, as autoridades publicam um cartaz que deverá ser afixado na entrada do local, por ordem de lei oficial, indicando quais as irregularidades daquele local. (...)
Violência 1
Manoel Edivaldo Lino
Universitário, Campinas
Mais um cidadão honesto, digno, foi brutalmente morto em uma tentativa de assalto em frente a sua residência em Campina. Isso aconteceu num bairro nobre da cidade, agora imaginem como anda a periferia. A Polícia Militar faz o papel dela, que é deter o delinquente, a Polícia Civil,
o de investigar e a da Justiça de fazer cumprir as normas da lei. Que lei? Onde está essa tal lei que temos? Isso é, nós temos lei sim e temos muito que lutar contra esse Código Penal ultrapassado. (...)
Violência 2
Amyr Cantusio Jr
Músico, Campinas
Lendo o editorial do Correio (7/2), creio e enfatizo sempre que o crime numa sociedade está diretamente associado à falta de cultura e educação, ou seja, se os veículos fomentadores da cultura nacional não mudarem suas programações obsoletas e antiéticas, de baixo nível e caráter moral (em especial TV e rádio) nunca teremos um País melhor. E digo isso em relação à educação de forma geral, sem estímulos, evolução e assessoria das leis, que estimulam o prosseguimento do vandalismo dentro das escolas sem punições.
Aí não adianta reclamar de bandidos. O Brasil virou uma fábrica deles.
Custo Brasil
José Eduardo Cruz Ferreira
Dentista, Campinas
Não podemos nos acostumar com infortúnios diversos que nos assolam diariamente. Tragédias climáticas, criminalidades, corrupções, falcatruas, arrocho nos aposentados, carga tributária excessiva, juros abusivos, descaso com manutenções de bens públicos e principalmente o Judiciário moroso, que não consegue fazer com que as leis sejam cumpridas como se deseja numa sociedade civilizada. Vistorias, se fossem feitas em instituições públicas, com certeza a maioria seria considerada insalubre ou inadequada.
Carnaval
Francisco F. Soares
Presid. do Sinpospetro, Campinas
Os improvisos que marcam, a cada ano, o Carnaval de Campinas (Correio, 30/1) revelam um histórico de descompasso quanto à escala da representatividade nacional da cidade. Se as promessas de campanha do novo governo transpuserem a fronteira do discurso eleitoral, é provável que esse cenário de inoperância mude. Para boa parte da população, os eventos públicos do período são as únicas fontes de lazer e diversão acessíveis.
Renan Calheiros 1
Alex Tanner
Servidor público, Sumaré
O novo presidente do Senado para o biênio de 2013/14 é Renan Calheiros (PMDB). O senador por Alagoas se tornou popular em todo País devido a um caso extraconjugal. A amante, que tinha um filho com Renan, afirmou que a pensão alimentícia no valor de R$ 13 mil era paga por um amigo de uma famosa empreiteira. Renan disse que era mentira e que o dinheiro era proveniente da venda de gados e apresentou notas fiscais! Contudo, a Polícia Federal suspeitou de notas frias. A mídia também investigou e descobriu que o valor das notas na venda de gados era incompatível com os pobres clientes. Enfim, sem ética, ele voltou ao poder! Reflexão: sai Sarney e entra Renan (6 por meia dúzia). (...)
Renan Calheiros 2
Walter Aprile
Aposentado, Campinas
O brasileiro está duplamente de luto. Primeiro pela tragédia que ceifou mais de 32 duas centenas de vidas no Sul do País e a segunda tragédia, a eleição de Renan Calheiros para presidente do Senado. Esse homem, segundo seu passado político, seria o menos indicado para assumir tão alto cargo, pois o mesmo, em passado recente, escapou por meios esdrúxulos de ser cassado, não tem ética e nem moral para o cargo, seu passado político envergonhou todo o Brasil. Quando estávamos todos eufóricos com o fim da era Sarney, temos que engolir essa ficha suja do Renan. O Brasil com esses políticos que aí estão, com raras exceções, afunda cada vez mais.
Submissão
Sinésio Müzel de Moura
Professor e consultor, Campinas
Eu jamais pensei que um único partido político, mesmo que não tenha a sua base social e política comprometida com o povo ou com a origem do poder que emana do povo, pudesse governar só ou propor e aprovar reformas políticas. Acontece que as alianças e as bases de governo estão amarrando o PT, que se curva e se submete aos partidos criados nos palácios e nos gabinetes com ar refrigerado. Acordos sim, submissão jamais.
Viaduto Cury
Luiz Fernando de Araújo Bueno
Professor, Campinas
Li com muito orgulho a matéria deste jornal (...) falando sobre o Viaduto Miguel Vicente Cury, que de praça agradável passou a ser lugar degradado. Quero aqui, em nome da família Bueno, dar os parabéns a este jornal pela justa homenagem ao meu tio Rodolpho Mila Bueno, que com seu aprendizado na França pôde dar a Campinas uma obra com concreto protendido que até hoje mantém a segurança naquele local. Me lembro que juntamente com ele e meus irmãos, íamos a esse local passear nos finais de semana. Fica aqui o meu pedido ao nosso prefeito Jonas Donizett que nos devolva esse local devidamente recuperado e que disponha em suas equipes de trabalho profissionais como Rodolpho Mila Bueno. (...)
Administração
Vanessa Ferreira
Internauta
Conivência foi o que deu no ano passado: cassação! E é por isso que Campinas está assim, cheia de dívidas, entretenimento irregular, crack correndo solto em locais que são patrimônio da cidade.
Gasolina 2
João Fall
Internauta
Parece a “pegadinha do malandro”! A conta de luz desce, mas em seguida vem a notícia do aumento de 5% do combustível e agora, aumento da telefonia!