O socorrista Júlio Marcos Popts usava o veículo para esse fim sem o conhecimento do Samu
Traficante usava veículo do Samu para transportar drogas (Divulgação)
A polícia prendeu nesta sexta-feira (26) nove pessoas e apreendeu um adolescente dentro da Operação Malibu, de combate ao tráfico interestadual de drogas, e entre eles está Júlio Marcos Popts, funcionário do Samu de Votorantim, que é acusado de transportar drogas para a venda na ambulância do serviço.
A direção do Samu foi isentada de qualquer responsabilidade no crime. Ele teria sido cometido sem o conhecimento dela. Os policiais chegaram ao grupo a partir de denúncias anônimas. O socorrista foi o primeiro a ser descoberto. Ele é apontado como o chefe do esquema, que movimentava 50 quilos por semana.
De acordo com a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, o funcionário fazia viagens até o Mato Grosso do Sul para buscar e trazer drogas. Depois coordenava em Sorocaba e região outros envolvidos no abastecimento do tráfico. Eles utilizavam uma Mercedes A 160 e um Gol.
As prisões aconteceram em Sorocaba, Votorantim, Limeira e no Mato Grosso do Sul. Outras seis pessoas foram identificadas como integrantes do esquema e estão foragidas. O grupo é acusado de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas e munições de uso restrito.