OPINIÃO

Trabalho infantil, Idosos e Violência

14/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:39

'Pai da criança'

Vilson França

Autônomo, Campinas

Incrível como as coisas acontecem na política. Tiramos como exemplo nossa cidade: quando a coisa é boa, aparecem vários vereadores tirando proveito, aparecem em fotos ao lado do prefeito, uma verdadeira festa, porém, quando o problema é grave, o sujeito passa longe para não ser reconhecido como representante do povo. No jornal da EPTV do dia 8/2 foi mostrada uma ponte (com problemas estruturais), que liga o Jd. Garcia a outras localidades. Na matéria, foi dito que a questão se arrasta por pelo menos um mês, trazendo transtornos para os moradores da região. Sendo assim, o problema é da Prefeitura, como falou na matéria. Pois é, repito, se fosse alguma inauguração, teríamos vários querendo ser o “pai da criança”, ser pai de criança bonita todo mundo quer, quero ver encontrar o pai quando a criança é feia.

Violência 1

Augusto Ferreira

Aposentado, Santos

Sabe quem está rindo à vontade, mas rindo mesmo? É o “pessoal” da facção criminosa, quando souberam que o prefeito de Campinas e o secretário de Estado da Segurança Pública se reuniram (...) para anunciar, dentre outras coisas, as seguintes medidas: criar o Gabinete de Segurança, aumentar o efetivo policial, colocar câmeras inteligentes em funcionamento e, pasmem, atenção à iluminação e roçada de mato (?) como opções para reduzir índices de criminalidades. E tem mais: o secretário disse que o município de Campinas está ganhando uma atenção especial do Estado e que as ações desse tipo são inéditas. Será? Agora, vamos concluir com seriedade, vamos exigir das autoridades tolerância zero. Exército nas ruas, porque a guerra já começou. (…)

Violência 2

Fernanda Dominiquini

Internauta

Criminalidade e tráfico de drogas caminham juntos! Por que todo o mundo sabe onde existem pontos de comercialização de drogas, menos as autoridades? O “basta” não depende de uma única medida, mas não entendo o porquê de não se tomar medidas drásticas no combate ao narcotráfico em todo o País. Não adianta pacificação apenas nos morros do Rio. E aqui em Campinas parece ter mais monitoramento no trânsito (fábrica de radares e multas) do que policiamento. Vulnerabilidade, essa é a palavra!

Violência 3

Lourenço Faria

Internauta

Infelizmente a Campinas de verso e prosa de todos vive o flagelo da violência, uma agressão na alma dos campineiros.

Violência 4

João Fall

Internauta

Primeiro, não acredito que um cidadão normal e em sã consciência se sinta seguro em Campinas. Segundo, os locais menos seguros de Campinas (na minha opinião) são o Centro em geral, destacando o camelódromo em torno do Terminal Central e Rua José Paulino com a Costa Aguiar; depois temos Cambuí, e é claro, a periferia. Aproveito para relatar a ação de uma quadrilha (acredito eu) na Vila União, que rouba casas quando os moradores saem! Isso está acontecendo há anos da mesma forma: seu cachorro de guarda aparece morto num dia, no outro você sai pra trabalhar e quando volta, a casa foi sutilmente invadida (à luz do dia) e tudo roubado. Isso ocorre com a maioria dos moradores do bairro há um bom tempo!

Papa 1

João Bento

Rep. comercial, Campinas

A notícia da renúncia do papa Bento XVI, anunciada para o final deste mês, surpreendeu o mundo católico e, aqui no Brasil, especialmente na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) marcada para julho deste ano e que contava com a participação do Sumo Pontífice. Fica assim aberta uma lacuna difícil de ser preenchida. O grande evento religioso, antes marcado para 2014 no Rio de Janeiro, foi antecipado para 2013, uma determinação do Vaticano, a fim de evitar coincidir com a Copa do Mundo (...). É a força do futebol mexendo até com a religião. (...) Finalmente, uma pergunta: seria um brasileiro o novo papa?

Papa 2

Gabriel Neves

Tradutor, Campinas

Quero tirar aqui o meu chapéu para o papa Bento XVI, que finalmente tomou a iniciativa de renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica. Penso que nem ele aguentou tanta coisa ruim que é essa coisa chamada Vaticano. Porque todo papa que conheci ao longo de minha vida sempre foi sisudo, chato e acima dos seres humanos normais. Por que o papa não pode sorrir,

não pode ter opinião e é sempre do contra em tudo? Contra camisinha, contra a pílula. É por isso que a Igreja Católica perde tantos fiéis. Ainda bem que tenho fé em Deus e em Jesus Cristo e nunca acreditei nesses caras que se dizem representantes de Deus na terra. Que o próximo papa seja alegre e divertido, como por exemplo o padre Marcelo Rossi, e pelo menos possa sorrir sempre.

Papa 3

Alex Tanner

Servidor público, Sumaré

O papa Bento XVI renunciou ao cargo mais alto do catolicismo! Muitos atribuem o ato à sua saúde frágil. Eu não acredito nisso, outros papas mal conseguiam andar e ficaram até a morte. A verdade nós nunca iremos realmente saber, contudo, os interesses do Vaticano são enormes, e lá existem regras, e o papa não pode expor suas próprias opiniões ou pensamentos. Desgastado e sem autoridade e carisma do antecessor, os escândalos (...) o deixaram isolado. A abdicação do cargo foi a melhor alternativa, senão a única. Acredito que no mundo não existe instituição política mais forte do que a do Vaticano. Ou há?

Mentira

Armando Mendonça

Advogado, Campinas

Na Inglaterra, influente político da coalizão do governo Chris Huhne renunciou ao mandato de deputado e está preso por mentir à Justiça daquele país, há mais ou menos dez anos. Na ocasião, ele convenceu a esposa a assumir a culpa por excesso de velocidade, para evitar pontos na carteira e possível arranhões em sua imagem de parlamentar. Após a dissolução da sociedade conjugal, (...) a cônjuge separanda saiu atirando para todos os lados e não deu outra. Aqui, os políticos, guardada as devidas exceções, mentem descarada e arrogantemente mal. (...) Traçando-se um paralelo mental entre políticos daquele país e políticos deste, verifica-se de que há um vergonhoso disparate no procedimento de cada um desses poderes. Lá a mentira leva para a cadeia, aqui não há respeito nem mesmo pela mentira. (...) Vivemos um misto de repugnância e azedume...

Trabalho infantil

Wilma Silva Hambruck

Prof. aposentada, Campinas

Muito se tem falado sobre trabalho infantil nos últimos tempos. Admiro muito todo mundo ser contra que os menores procurem ganhar alguma coisa, mesmo precisando. Creio que preferem que fiquem vagabundos, roubando e usando computador ou TV o dia todo, vendo programas proibidos. No Canadá, os jovens de todas as classes sociais, quando completam 14 anos, saem a procurar trabalho em lojas, restaurantes, lanchonetes etc. Eles fazem isso no período de férias, nos feriados e finais de semana. (…) Acho que aqui deveriam ser incentivados, só assim seriam pessoas de bem. Minha mãe dizia que bobo quem não aproveita serviço de criança.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por