CLIMA

Tornado faz estragos em dois ranchos de Limeira

Funil de tempestade toca o solo na zona rural da cidade e provoca ventos de até 160km/h

Tatiane Quadra
04/03/2013 às 20:21.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:11
Tornado registrado em Limeira teve ventos de até 160km/h (Divulgação)

Tornado registrado em Limeira teve ventos de até 160km/h (Divulgação)

Um tornado tocou o chão na zona rural de Limeira e detonou dois ranchos em um sítio no bairro dos Pires, na tarde do último domingo (3). A nuvem negra em formato de cone que se formou no céu por volta das 17h assustou moradores da região, que registraram fotos e vídeos. A Defesa Civil da cidade afirma que não recebeu chamados sobre estragos.

O aposentado Rubens Maaz, 71 anos, conta que cuidava da criação de porcos quando viu o funil e ouviu um estouro. “Estava sol e de repente começou a chuviscar”, lembra. “O tornado tocou o chão e jogou longe as vigas. Foi muito rápido.” Apesar do susto, ninguém se feriu.

A promotora de vendas Francielle Pertile, 22 anos, estava em um sítio no bairro Jaguari com a família, quando uma prima avistou a nuvem. “O cone era muito nítido e durou uns 5 minutos”, lembra. “Deu medo de vir para o nosso lado.”

Fenômeno comum

O climatologista Daniel Candido acredita que o fenômeno seja de nível F1 na escala de intensidade, com ventos de 160km/h. Ele conta que apenas quando o cone toca o solo vira um tornado, por aumentar a velocidade. “Limeira, junto com toda a Região Metropolitana de Campinas, está numa faixa onde é comum as nuvens tornávicas”, diz. “E nesta época o clima aumenta a chance.” 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por