MÚSICA

Tião Mineiro lança o primeiro disco solo em Campinas

CD "Acordar com os Passarinhos" será lançado no Sesc Campinas

Delma Medeiros
01/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:47

Um show no Sesc-Campinas marca neste domingo (2) o lançamento do CD "Acordar com os Passarinhos", primeiro álbum solo de Tião Mineiro, mestre-embaixador da companhia de reis Azes do Brasil. Sebastião Vitor Rosa, mais conhecido como Tião Mineiro, é violeiro, cantor, compositor, mestre-embaixador, líder comunitário da Vila Brandina e memória viva da cultura popular. “Dizer que estou feliz é muito pouco, estou realizado. É um sonho que só consegui realizar graças ao apoio do João Arruda, Levi Ramiro (violeiros) e outros amigos”, afirma Tião. Há cerca de 60 anos à frente da Ases do Brasil, Tião conta que compõe há pelo menos 40 anos.

“Ele é uma figura fantástica. Já tinha ouvido falar dele e há uns dez anos fui até seu rancho para conhecê-lo. Ficamos tocando viola a tarde inteira, me apaixonei pelo trabalho dele e nos tornamos amigos”, conta João Arruda, produtor e arranjador do álbum, gravado com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado. Em 2011, Arruda produziu também a gravação do CD "A Caminho da Estrela", reunindo as seis companhias de Reis de Campinas. “Há dois anos estamos trabalhando em paralelo com o projeto do CD solo do Tião. É uma conquista poder mostrar esse trabalho tão bonito que ele faz”, diz Arruda.

Tião Mineiro nasceu em Boa Esperança (MG) e aos 7 anos foi iniciado na Folia de Reis na Companhia Mineiros, de sua família. “A Folia de Reis é uma herança que herdei do meu avô. Quando meu pai morreu mudei o nome para Cia Azes do Brasil, que era o nome do meu trio e venho tocando essa história. Na época de reis, não damos conta do tanto de convites que chegam”, conta Tião, que com o avô e o pai aprendeu as mais variadas tradições da cultura caipira e, em Campinas, cidade que escolheu como morada, atua como mestre-embaixador e violeiro da Companhia Azes do Brasil, além de cuidar do projeto Plantando Paz na Terra, uma horta comunitária que mantém em seu rancho na Vila Brandina.

Sobre o disco, ele explica que exceto duas músicas que “ganhou” do amigo Joel Show e outra de sua mãe, que ele chama carinhosamente de mãezinha, as demais composições são dele e retratam as situações cotidianas e sua vida familiar. “Tenho uma família grande e nunca tinha feito nada para agradar minha mulher, então fiz uma música pra ela e para minhas filhas”, diz Tião. Segundo Arruda, Tião é o “homem das nove mulheres”, nome de uma música em que ele fala da mulher e das oito filhas. O tema que dá nome ao álbum — "Acordar com os Passarinhos" —, tem um apelo ambiental. “Muita gente faz maldade com os passarinhos. A ideia é alertar que é importante cuidar deles e da natureza”, explica o compositor.

Tião já atuou como radialista, gravou, em 1990, um disco de vinil com seu parceiro Timburi e integra, há 30 anos, a Equipe Sertaneja Rui Gouveia, formada por músicos tradicionais da cidade. É reconhecido em Campinas como importante agente cultural e social e já recebeu títulos de mérito da Câmara Municipal de Campinas e do Estado de São Paulo. Em 2009, foi escolhido pelo Ministério da Cultura como mestre-griô da cidade de Campinas, o guardião das tradições.

No show de lançamento, amanhã no Sesc-Campinas, Tião se apresenta acompanhado dos músicos João Arruda (voz e viola), Edu Guimarães (sanfona), Pedro Romão (percussão), Marcelo Falleiros (violão) e Theron Furhmann (baixo).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por