Calçado deve ser utilizado com antecedência para não causar problemas no dia da corrida
O esporte cada vez mais depende de conhecimentos em fisiologia, medicina, psicologia, sociologia (Cedoc/RAC)
Os corredores iniciantes muitas vezes cometem erros que podem lhes custar a performance na prova. Um deles pode estar ligado a vaidade. Quem não quer ficar bem na foto e correr com seu melhor tênis, ou seja, aquele que acabou de sair da caixa? Erro grave.
Jamais use calçado novo em competição. Fevereiro e agosto são os meses que tradicionalmente as marcas esportivas divulgam seus lançamentos e como resistir à tentação de correr com uma novidade na 17ª Corrida da Lua, que será realizada no dia 2 de março, com largada às 20h, na Praça Arautos da Paz?
Para quem sonha em disputar a mais tradicional prova noturna com tênis novo, a dica é preparar o calçado desde agora, para que ele não se torne um obstáculo no dia 2. Os especialistas orientam que o corredor “amacie” o tênis durante os treinos, desta forma não haverá surpresas no grande dia. Enfim, o esportista não irá estar com o tênis brilhando na prova, contudo seguro de que ele não irá incomodá-lo. As inscrições para a prova estão abertas no site www.ativo.com e nos postos fixos em Campinas (Lojas Seller).
Para fazer uma compra eficiente, o corredor precisa saber qual a sua necessidade (volume de corrida) e o tipo de pisada (pode ser neutra, pronada ou supinada). A variedade de modelos no mercado é grande e portanto vale a pena ter calma na hora da escolha.
Experimente diversas marcas e modelos, sempre com meia e caminhe pela loja para sentir o calçado. Além disso, nunca opte por um tamanho muito justo, pois geralmente os pés incham ao longo da atividade.
Um bom par tênis aliado à preparação adequada pode fazer a diferença na performance durante a Corrida da Lua 2013, que é patrocinada pela Seller, GVT, PUC e Medley, e tem realização do Correio Popular e Proworld.