TRAGÉDIA

Tempestade destrói casas em Cubatão e deixa desabrigados

Chuva deixou diversos pontos de alagamentos, além de registros de deslizamentos pela cidade

Nara Assunção
23/02/2013 às 13:05.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:29
Veículos ficaram alagados devido à quantidade de água que choveu na cidade (Divulgação )

Veículos ficaram alagados devido à quantidade de água que choveu na cidade (Divulgação )

A tempestade de sexta-feira (22) causou estragos em Cubatão, deixando pessoas desabrigadas e diversos pontos de alagamentos, além de registros de deslizamentos pela cidade. Apenas das 16 horas desta sexta-feira às 3 horas deste sábado (23), foram registrados no Centro de Cubatão 243,6 mm de pluviosidade, pelos registros da Rede Telemétrica de Cubatão - Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp).

Um dos bairros mais atingidos pela chuva foi o Água Fria, com cerca de 45 pessoas desabrigadas. Também foram registrados deslizamentos no Caminho dos Pilões, na Cota 200 (ruas 9 e 16), um deslizamento de pequeno porte na Cota 95 (Rua Santino) e a queda de um muro de arrimo na Rua João Paulo.

O monitoramento de pluviosidade no município pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) registrou 100,8 mm no ponto de controle Portão 40 e 93,4 mm na Cota 400, durante as últimas 24 horas. Os valores acumulados em 84 horas, até as 18h30, são respectivamente 104,6 mm (Portão 40) e 109,2 mm (Cota 400). Em decorrência, o nível atual no PPDC é de "Atenção".

A Defesa Civil não tem dados exatos de quantas casas foram destruídas durante a inundação, por conta da dificuldade de acesso aos lugares. Não há registro de mortes. A prefeitura municipal pede ajuda em doações. A prefeitura pede também que a população economize água potável, até ser restabelecido por completo o sistema de tratamento de água da Sabesp, que precisou ser paralisado no anoitecer de sexta-feira.

Doações

Quem quiser ajudar, a prefeitura pede a doação de colchões, cobertores, água potável, artigos de higiene pessoal para os desabrigados. Esses materiais estão sendo recebidos no Centro Esportivo Castelão, na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365, Centro. Um plantão telefônico para atendimento aos munícipes está sendo mantido pelo número 3361-3062, no Castelão, onde estão abrigadas cerca de 80 pessoas. Para atendimento de emergências ligadas à Defesa Civil, o telefone do plantão da Comdec é o 199.

Além disso, um grupo de voluntários se apresentou nesta manhã no Centro Esportivo Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no Centro de Cubatão, para auxiliar no atendimento às vítimas das fortes chuvas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por