Por meio de plataformas digitais, ensino a distância ganha terreno e reconhecimento pelo MEC
A graduação na modalidade a distância ajuda a superar barreiras geográficas ao oferecer a oportunidade de formação profissional tendo a interação entre alunos e professores mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TI&C). As plataformas digitais tornam flexível a dinâmica de estudo, segundo Laura Bussab Lemos de Castro, coordenadora administrativa da Universidade Metodista EaD – Polo Campinas.
“Com o sistema de educação a distância (EaD), o aluno tem a flexibilidade de horário de estudo, de forma que seja adequado à sua disponibilidade e localidade, já que é possível acessar seu ambiente de estudo de qualquer computador com conexão à internet”, ressalta a coordenadora.
Essa modalidade de aprendizado, na avaliação de Laura, estimula a autonomia de cada aluno, fazendo-o participar das aulas em caráter pró-ativo, na qual ele busca o conhecimento e obtém completo suporte pedagógico da universidade e por um investimento acessível a todos. O Polo Campinas da Universidade Metodista de São Paulo existe na cidade desde 2008. Em janeiro de 2012, passou a funcionar nas dependências do Colégio Madre Cecília, no Cambuí.
“A instituição escolheu Campinas por ser a maior cidade do interior do País, segundo o Guia de Investimentos da Cidade, sendo que, em 2010, chegou a ter mais de 67 mil estudantes de nível superior e 8 mil de pós-graduação”.
Laura explica que os cursos de graduação a distância da Metodista são desenvolvidos com transmissões de teleaulas via satélite para Polos de Apoio Presencial, ao vivo, uma vez por semana, e pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que funciona via internet.
“Pelo AVA, o aluno tem acesso ao monitor de aprendizagem, responsável pelo esclarecimento de dúvidas e correção de trabalhos”, conta Laura. “A interação entre alunos e professores é em tempo real e via internet (chat, fórum e mensagens) e conta com o apoio de professores-tutores e monitores na sede e no polo”, explica. A biblioteca virtual conta com mais de 2,1 mil títulos de diferentes áreas do conhecimento, além da biblioteca física do polo.
Melhor desempenho
“Em 2007 quando o MEC (Ministério da Educação), pela primeira vez, comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial constatou-se que os alunos que ingressaram na modalidade EaD tiveram melhor desempenho do que os estudantes que fizeram o mesmo curso da maneira tradicional, e ainda, segundo levantamento feito pelo Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC), os alunos de cursos a distância se saíram melhor em sete das 13 áreas nais quais essa comparação é possível”, afirma Laura.