CAMPINAS

Teatro Castro Mendes traz o espetáculo 'Na Trilha do Choro'

Quarteto Torcendo Dedo apresenta clássicos do gênero, com a participação de Adriana Laranjeira

Marita Siqueira
21/05/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:11
Integrantes do quarteto Torcendo Dedo e a percussionista Adriana Laranjeira (Divulgação)

Integrantes do quarteto Torcendo Dedo e a percussionista Adriana Laranjeira (Divulgação)

O Quarteto Torcendo Dedo, formado por clarinetistas da Região Metropolitana de Campinas (RMC), encerra nesta terça-feira (21) a turnê Na Trilha do Choro com apresentação gratuita no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, às 20h. O espetáculo exalta o choro, relembrando grandes clássicos como 'Carinhoso', de Pixinguinha, e 'Brasileirinho', de Waldir Azevedo.

“Também vamos fazer algumas canções de Zequinha de Abreu e Luiz Americano. É um repertório de grandes compositores”, afirma Reinaldo dos Anjos, integrante do grupo ao lado de Julio de Oliveira Neto, Carlos Eduardo da Silva e Rodrigo da Luz Pironelli. Para esse show, terá a participação especial de Adriana Laranjeira no pandeiro.

A proposta do quarteto é mostrar a riqueza timbrística, versatilidade e expressividade da clarineta por meio de obras escritas originalmente ou adaptadas para esse tipo de formação. “O intuito é um projeto de chorinho com cara nova”, afirma Anjos. Isso porque o conjunto para esse estilo de música é geralmente formado por um ou mais instrumentos melódicos (flauta, bandolim e cavaquinho), um ou mais violões de sete cordas que formam a base harmônica do conjunto e o pandeiro marcando o ritmo.

O espetáculo tem por objetivo evidenciar o choro, considerado por muitos a primeira música popular urbana do Brasil, que foi além das fronteiras entre o popular e o erudito e cujas raízes encontram-se nos ritmos estrangeiros trazidos ao País pelos europeus e africanos. O gênero serviu de inspiração a diversos compositores eruditos. Entre eles, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que compôs o ciclo dos Choros, e o francês Darius Mihaud (1892-1974), que inseriu em sua peça Scaramouche algumas ideias de choro.

'Na Trilha do Choro' foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria do Estado de Cultura. “Para a gente, fechar a turnê no Castro Mendes é finalizar com chave de ouro”. O primeiro e único disco gravado pelo quarteto foi Na Glória, em 2007, com apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por