No masculino, Alison e Emanuel conquistaram uma virada na base da raça diante da dupla da Letônia
O vôlei de praia brasileiro viveu muitas emoções e dois finais felizes ontem na World Cup Final, que está sendo disputada na Lagoa do Taquaral, em Campinas. Maria Elisa e Talita derrotaram com autoridade as australianas Bawden e Clancy e garantiram vaga na decisão feminina, que acontece neste sábado (1º), diante das norte-americanas Ross e Kesy. No masculino, Alison e Emanuel conquistaram uma virada na base da raça diante dos letões Plavins e Smedins e asseguraram classificação para as semifinais, onde enfrentam os alemães Erdmann e Matysik.
Amplas favoritas diante da dupla australiana, Maria Elisa e Talita dominaram o confronto por completo. No primeiro set, as brasileiras deram um show em todos os fundamentos e em nenhum momento permitiram reação das adversárias. A parcial foi fechada em 21-15, após ataque de Talita. No segundo set, o time brasileiro acomodou-se, errou bolas fáceis e permitiu que Bawden e Clancy ficassem próximas no marcador. No fim, no entanto, Talita cravou mais uma na quadra rival e fechou em 21-19.
A final contra as norte-americanas Ross e Kessy, que derrotaram as alemãs Holtwick e Semmler de virada, começa às 10h30. "É uma decisão que vai exigir muito da nossa concentração e da nossa tática de jogo. É um time contra o qual a gente tem que sacar bem e estar com a virada de bola em dia, senão elas podem complicar" , destaca Maria Elisa.
Masculino
Alison e Emanuel viveram uma sexta-feira de muita adrenalina. Pela manhã, foram derrotados pelos suíços Chevallier e Gabathuler e foram para o jogo da tarde, diante dos letões Plavins e Smedins, com a obrigação de vencer para evitar a eliminação ainda na primeira fase.
E a reedição das semifinais da última Olimpíada foi um jogo tenso. No primeiro set, os brasileiros erraram muito e permitiram que os rivais fechassem em tranquilos 21-13. A parcial seguinte também começou complicada, até dois bloqueios seguidos de Alison, que chamou a torcida e inflamou a arena. Na superação, a dupla fechou em 21-19 em ataque errado de Smedins.
No tie-break, a dupla brasileira prevaleceu. Mesmo sofrendo algumas ameaças, a técnica de Emanuel, aliada à força de Alison, foram determinantes para a vitória por 16-14 e a suada classificação na segunda posição do grupo A; A partida semifinal diante dos alemães Erdmann e Matysik acontece às 12h30. O outro finalista sai do confronto entre os letões Plavins e Smedins e os norte-americanos Gibb e Paterson.