EMPREENDEDORISMO

Startups precisam estar atentas para crescer em 2015

Cinco estratégias podem ser fundamentais para quem já empreende ou quer empreender de olho neste ramo

Divulgação
18/03/2015 às 21:39.
Atualizado em 24/04/2022 às 02:37

O ano de 2015 promete não ser fácil para quem deseja empreender no Brasil. Com a economia considerada por muitos especialistas como instável, as startups, empresas iniciantes de base tecnológica e que oferecem aos clientes uma solução inovadora, precisam mais do que nunca focar a atenção sobre quais produtos oferecem. O bom e velho planejamento pode ser uma forma de escapar das previsões mais pessimistas e garantir a sobrevivência e o sucesso do negócio.   Uma pesquisa feita pelo Startupi, base de conhecimento sobre o mercado de inovação, negócios, empreendedorismo e tecnologia brasileira, perguntou aos seus leitores sobre perspectivas para empreender em 2015. Do total de respondentes, 59% disseram não ter ainda um modelo de negócio baseado em validações e 68% não vão buscar ajuda nos chamados “investidores anjo” por falta de interesse, de informação ou por preferirem outro tipo de investimento.   Outros dados revelados na pesquisa afirmam que 35% dos pesquisados disseram que já definiram um modelo de negócio mas ainda não houve teste, e somente 28% possuem um protótipo do produto.   “Isso mostra que a maioria dos empreendedores brasileiros iniciantes estão cometendo erros que poderiam ser evitados dado que já existe conhecimento disponível para isto”, afirma o presidente da Associação Campinas Startups - ACS, Wilson Campanholi.   Ele também separou algumas dicas para quem quer empreender, confira:         1) O seu produto deve resolver algum problema relevante   "Costumo dizer para os nossos empreendedores associados: 'Quem desenvolve um produto sem pensar no problema que ele resolverá, fatalmente terá um produto sem mercado. Quanto mais relevante e globalizado o problema a ser resolvido for, maiores as chances do produto emplacar'.   Já vi muitos empreendedores que chegaram até nós com boa parte do produto desenvolvido para somente depois procurar efetivamente o problema que ele poderá resolver. Neste caso, o risco de perder tempo e dinheiro é altíssimo, pois é literalmente colocar a 'carroça na frente dos bois'."2) Evolua seu negócio por meio de conhecimento validado pelo mercado"Geralmente empreendedores de primeira viagem focam em implementar o produto para colocá-lo no mercado antes mesmo de ter uma hipótese do seu modelo de negócio. Este é um erro bastante comum e é uma das primeiras coisas que auxiliamos quando estes empreendedores chegam até a ACS. O foco de uma startup que está no estágio inicial deve ser desbravar o mercado em que seu produto vai atuar e validar o seu modelo de negócio. Toda e qualquer decisão estratégica ou tática deve ser baseada na validação direta das hipóteses com os possíveis clientes. Este processo contínuo garantirá que a solução proposta realmente resolverá um problema, e que o mercado está disposto a pagar por isso" 3) Valide o tamanho de seu mercado e sempre busque aumentá-lo   "Busque informações sobre o mercado em que sua empresa atuará. O tamanho de mercado total e acessível são variáveis importantíssimas para delinear a viabilidade do negócio. Se o tamanho de mercado for pequeno (abaixo de R$ 500 milhões, por exemplo), talvez não valha a pena desenvolver o produto, pois não terá como expandir posteriormente. Caso identifique que seu mercado inicial é pequeno, busque mercados maiores para conseguir fazer a expansão no momento certo. Ter um pequeno ou um grande negócio vai ocupar todo o seu tempo da mesma forma! Sendo assim, pense grande" 4) Faça networking efetivo   "O ato de empreender é solitário por si só, sendo assim fazer networking é essencial para o sucesso de uma startup. Quem está começando precisa trocar ideias, apresentar seu produto para o máximo de pessoas possíveis. Isso pode trazer retornos a curto e longo prazo como parcerias e investimentos. Engajar-se em associações pode ser o ponto de virada para acelerar esse processo e maximar as chances de sucesso de seu negócio"5) Transforme ameaças em oportunidades de negócios e mantenha a taxa de crescimento "Por último, um empreendedor com seu negócio já em operação (modelo de negócio validado e tendo receitas recorrentes) sempre deve estar atento ao macroambiente e transformar as ameaças em oportunidades de negócio, principalmente quando temos um cenário político/econômico como o deste ano de 2015. Por exemplo, se o mercado está em recessão e cortando custos e seu produto aumenta de alguma forma a eficiência de processos do segmento de clientes, a ameaça pode ser uma grande oportunidade!"   Veja também Campinas abre concurso com 43 vagas; salários de até R$ 2.362 Inscrições já estão abertas e seguem até 31 de março, somente pela internet Conseguiu seu primeiro estágio? Veja como investir seu dinheiro Conseguiu seu primeiro estágio? Veja como investir seu dinheiro 10 atitudes que te levam a ficar mais perto do seu sonho Refletir é prática essencial quando se quer conquistar uma meta Unicamp sedia o II Fórum Técnico 'Resíduos e Energia' Evento reúne profissionais para discutir a interação entre setores de resíduos sólidos e geração de energia

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