MEIO AMBIENTE

Sorocaba plantará uma árvore para cada carro vendido

Lei obriga concessionárias a plantar muda de árvore em troca de veículo vendido

Eloy de Oliveira
03/06/2013 às 22:46.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:43

Com a entrada em vigor, na semana passada, de uma lei de 2008, que obriga as concessionárias de veículos de Sorocaba a plantar uma árvore para cada carro vendido na cidade, a Prefeitura resolveu lançar, nesta segunda-feira (3), o projeto “Um veículo, uma árvore” para impulsionar a proposta.

A Secretaria de Meio Ambiente iniciou o projeto com o plantio de 50 mudas no Parque dos Ipês, no Jardim Santa Marina, zona norte da cidade. O evento reuniu autoridades e contou com discursos em defesa do meio ambiente. A titular da pasta, Jussara Carvalho, espera um plantio de 24 mil mudas por ano.

O cálculo é baseado no número de veículos comercializados a cada ano na cidade na soma de todas as concessionárias. “O número poderá variar para cima se houver novos incentivos do governo federal para a compra de veículos”, disse ela. “A cidade vai ganhar muito com essa lei”.

A intenção é fazer com que o ar melhore com a redução de dióxido de carbono, o principal gás poluidor da atmosfera e que é responsável pelo chamado efeito estuda, já que as árvores permitem essa diminuição por absorverem o gás carbônico no seu processo de sobrevivência.

A secretária Jussara de Lima disse que as concessionárias poderão ainda utilizar o plantio compulsório de árvores como argumento de vendas. “Hoje em dia todo mundo quer ajudar a melhorar o meio ambiente. Se puder unir o sonho de comprar um carro zero com essa possibilidade, melhor ainda”.

A lei que deu origem ao projeto “Um veículo, uma árvore” é de autoria do vereador licenciado Francisco Moko Yabiku (PSDB), que hoje é o secretário de Esportes. Ele disse que se sente feliz com a iniciativa da Prefeitura porque ela mostra que o projeto que ele elaborou estava no caminho certo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por