Em uma semana, número de casos confirmados da doença subiu de 50 para 91
O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue (Divulgação)
O número de casos de dengue em Sorocaba cresceu 82% na última semana, segundo a Prefeitura. Entre a segunda-feira da semana passada (4) e a desta o total de portadores confirmados da doença subiu de 50 para 91.
Desse contingente, pelo menos 62 casos são autóctones, ou seja, a contaminação ocorreu na própria cidade. A Secretaria de Saúde de Sorocaba afirma que todas as áreas da cidade já apresentam casos positivos.
O número de portadores de dengue neste ano já é quase quatro vezes maior que o que ocorreu em todo o ano passado. Em 2012, foram 25 casos. Esse quadro é de surto, quando as contaminações ocorrem em um espaço delimitado.
Embora esteja em toda a cidade, a concentração do maior número de registros está nas áreas que abrangem bairros como Parque Vitória Régia, Parque das Laranjeiras, Vila Helena, Jardim Simus e Wanel Ville.
A diretora da Área de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Daniela Valentim dos Santos, afirma que o cidadão é muito importante nesse processo eliminando de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva.
É necessário também confirmar se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água, além de tampar vasos sanitários e cobrir a piscina, informa a diretora.