Sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal reduzirá gasto anual em R$ 1,2 milhão
Leandro Telles, diretor do Departamento de Informática da Prefeitura: aumento de produtividade (Carlos de Souza Ramos/AAN)
Um software desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, cedido sem custo algum à Prefeitura de Campinas, deve agilizar consideravelmente o trâmite de procedimentos dentro das secretarias municipais. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) promete aumentar a produtividade dentro de cada repartição e economizar cerca de R$ 1,2 milhão anual, gastos com a impressão e a circulação de papéis. E o grande beneficiado do acordo, segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), é o próprio cidadão, que terá resposta rápida para suas demandas. O sistema foi implantado em 2009 em Porto Alegre (RS) e, desde então, agilizou 3,3 milhões de processos que se amontoavam em órgãos judicais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que integram a área de abrangência daquele tribunal. “O tempo necessário para o trâmite de cada um caiu pela metade”, afirmou nesta segunda-feira (13) o desembargador Tadaaqui Hirose, presidente do TRF da 4ª Região, que esteve em Campinas e, ao lado do prefeito, fez a assinatura digital do termo de cessão. Sem custo O upgrade no sistema digital existente não dará gasto algum à Prefeitura. Os recursos necessários para manutenção e adequação — estimados em R$ 7 mil mensais — já integram o orçamento do datacenter da Informática dos Municípios Associados (IMA), onde o novo software permanecerá abrigado. O sistema foi apresentando há dois anos a Leandro Telles, diretor do Departamento de Informática do Município (Deinfo). Ele se encarregou de ordenar o treinamento dos servidores de diversas secretarias. “Agora, a Administração municipal presta serviços com um sistema eletrônico de fato”, fala. Estima-se que a Prefeitura teria gastos da rodem de R$ 20 milhões para a aquisição de um programa similar no mercado. Novas funções Os funcionários que perdem tempo arquivando, transportando, carimbando e arquivando documentos estarão livres para exercer novas funções. E o acesso remoto, logado com a assinatura eletrônica, vai permitir que um responsável de setor execute os procedimentos em qualquer hora, de qualquer lugar. O serviço público ganha em confiabilidade: os processos não correm riscos de adulteração ou extravio. De acordo com Sílvio Bernardim, secretário municipal de Administração, até maio todas as compras da Prefeitura serão feitas pelo sistema eletrônico. Se espera que, até o final do ano, todas as secretarias e autarquias operem digitalmente, sem a papelada. “O procedimento que demorava cem dias vai demorar 30. É um novo tempo”, diz.