RIO DE JANEIRO

Sobe para dez o número de mortos pela chuva em Petrópolis

Defesa civil tem dificuldade de chegar aos locais apesar de grande número solicitações de socorro

18/03/2013 às 10:42.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:14
Imagem aérea de Petrópolis de 2011, ano em que enchentes e deslizamentos de terra atingiram o estado do Rio e deixaram centenas de mortos  (Divulgação/FAB)

Imagem aérea de Petrópolis de 2011, ano em que enchentes e deslizamentos de terra atingiram o estado do Rio e deixaram centenas de mortos (Divulgação/FAB)

O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que subiu para dez o número de mortos em Petrópolis - entre eles dois técnicos da Defesa Civil. Cinquenta pessoas estão desalojadas em três bairros. Simões informou que tem recebido grande número de solicitações de socorro, mas as equipes estão com dificuldade de chegar aos locais.

Agora chove fraco em Petrópolis, mas a chuva durante a manhã foi moderada. Como o solo já estava encharcado, há risco de desabamento. Simões fez um apelo para que as pessoas saiam de suas casas e procurem locais seguros.

Deslizamentos e alagamentos

As principais cidades atingidas pela chuva no Estado foram Petrópolis e Teresópolis (Região Serrana), Angra dos Reis e Mangaratiba (Litoral Sul) e Niterói (Região Metropolitana).

Petrópolis foi o município mais afetado, apresentando 21 pontos de deslizamento ou alagamento. As localidades mais afetadas foram Quitandinha (com acumulado de 390 mm de precipitação em 24 horas), Independência (com acumulado de 277 mm de precipitação em 24 horas) e Doutor Thouzet (com acumulado de 267 mm de precipitação em 24 horas).

De acordo com o prefeito Rubens Bontempo, os sinais sonoros que alertam para fortes chuvas foram acionados e dez escolas municipais foram abertas para a população. Nas últimas horas, choveu 358 milímetros na cidade, de acordo com o Climatempo. O previsto para todo o mês de março era 270 milímetros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por