Cerca de 8,9 mil pessoas deveriam acertar situação com a Justiça Eleitoral na cidade, mas apenas 7,9 mil o fizeram
A Justiça Eleitoral cancelou 7.989 títulos de eleitor em Ribeirão Preto – tratam-se de eleitores que deixaram de votar e não justificaram sua ausência por três eleições consecutivas.
Na cidade, 8.957 pessoas eram esperadas para regularização, cujo prazo terminou no dia 25 de abril. Ou seja: apenas 968 eleitores acertaram sua situação com a Justiça Eleitoral, 10,8% do esperado.
Em todo o País, foram 1,3 milhão de cancelamentos. Os números foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agora, essas pessoas devem fazer um novo documento. Segundo o responsável pelo cartório da 265ª Zona Eleitoral de Ribeirão, Jocélio Ferreira, o número é mantido, mas o documento antigo não vale mais.
“A pessoa pode ter complicações para tirar ou renovar o passaporte, para tirar CPF ou para se inscrever em concursos públicos”, disse. Para tirar um novo documento, o “inadimplente” precisa também pagar as multas referentes à falta de justificativa – são R$ 3,51 para cada eleição ausente.