COMBATE

Site contra pedofilia é lançado em Piracicaba

O site já possui 12 subunidades em todo o Brasil - entre as cidades estão Campinas, Jundiaí e outras

Juliana Franco
10/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:06

Prevenir a pedofilia. Este é o objetivo do site de combate à violência sexual infanto-juvenil que será lançado em Piracicaba, nesta segunda-feira (10). A iniciativa é do vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB), que há cinco anos levanta a bandeira.

Único do País com conteúdo exclusivo sobre o assunto, o site já possui 12 subunidades em todo o Brasil - entre as cidades estão Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, Santos, Divinópolis, São Paulo, Caucaia (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). "As subunidades estão instaladas em municípios em que houve a adesão de ONGs (organizações não-governamentais), instituições de ensino, pessoas físicas, políticos, entre outras entidades, ao site. O portal é aberto a todos que querem participar. Para isso, é preciso entrar em contato com a equipe que gerencia o endereço, em Piracicaba. Ao aderir à iniciativa, todos os eventos e informações que abordam o tema e que o responsável deseja divulgar são enviados ao administrador do portal e publicadas", explica o vereador.

Na abertura do site, o Promotor de Justiça, Casé Fortes, realiza palestra. O evento ocorre na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a partir das 19h30. O portal vai ao ar, no mesmo dia, às 21 horas.

São esperados cerca de 200 pessoas para o lançamento. Todos os participantes receberão um kit com adesivo, cartilha informativa, pulseira e camiseta de combate a pedofilia. Soldados do Bope (Batalhão de Operações Especiais) confirmaram presença na ação. 

Além de matérias e conteúdos sobre o assunto, o site vai disponibilizar para download a cartilha Todos contra a Pedofilia e também a cartilha, desenvolvida pela equipe com foco nas crianças e nos jovens, intitulada 7 Missões para o Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil - material que também será distribuído em escolas da cidade.

O endereço do portal será divulgado apenas na data do lançamento. "O objetivo é dar continuidade à Campanha Contra a Pedofilia. Queremos fazer com que o pedófilo recue, além de conscientizar a população sobre a importância de denunciar e da prevenção", explica Ribeiro.

O site terá acesso a outros portais que abordam o tema e também um link direto com a página de denúncias da Polícia Federal. O programa de televisão Tropa em Ação, transmitido pelo canal 40 (TV Opinião) aos sábados às 18 horas - com reprise diária em horários alternados - também fará parte do portal.

Em 2012, 152 casos de pedofilia foram registrados no Conselho Tutelar de Piracicaba. Mas, segundo Ribeiro a estimativa do grupo é que o número real seja, no mínimo, o dobro. "Falta coragem para denunciar".

Segundo o vereador, 80% dos casos de pedofilia são cometidos por familiares das vítimas, 15% por pessoas do convívio e 5% por estranhos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por