Implantado nesta semana, mecanismo faz parte de projeto ambiental da Vira Lata Vira Vida
Caixas com capacidade para 200 litros armazenam água (Divulgação)
Desde o início desta semana, 36 baias do abrigo da Ong Vira Lata Vira Vida estão sendo lavadas com a água captada das últimas chuvas, graças a uma equipe de 30 pessoas, incluindo alunos do curso de Engenharia e de Automação da Unisal, de Americana, que instalou o sistema de captação de água de chuva. A coordenação do trabalho foi de Cristiano Pastor, responsável pela empresa Iandé Educação e Sustentabilidade.
O sistema conta com cinco caixas de 200 litros cada. A água captada por esse sistema poderá ser utilizada durante o ano na limpeza, banhos e consumo, uma vez que a água será devidamente tratada para esse fim.
Esta é a primeira etapa do projeto ambiental que a Ong Vira Lata Vira Vida planeja implantar no abrigo. O biodigestor e o aquecimento solar são os próximos passos para diminuir o dano ambiental causado pelo abrigo que possui um número elevado de animais.
O projeto foi viabilizado por meio da captação de recursos de pessoas que acreditaram o projeto. Essa campanha chamada de Crowdfunding (financiamento coletivo) é realizada via Facebook e foi encerrada com 67% do valor arrecadado (cerca de R$ 6.800,00 com os descontos do sistema de pagamento utilizado - MoiP). Apesar de não ter atingido 100% do objetivo do projeto, foi um feito histórico para campanhas desta natureza na região.
Para complementar a verba foi realizado um show beneficente do músico Marcio Sartório que possibilitou a compra de materiais e o pagamento dos recursos humanos.
Segundo Miriam Miranda, a Ong Vira Lata tem esse perfil de parcerias e participação da sociedade em suas ações. "Este projeto era um sonho desde o início de nossas atividades porque estamos melhorando as condições de vida dos animais abrigados e contribuindo para o uso racional deste importante recurso natural."